Erva Restaurante: Menus de celebração e homenagem à gastronomia portuguesa

No Erva, a gastronomia portuguesa, continua a ser a grande protagonista dos menus preparados pela equipa deste restaurante lisboeta.

Erva Restaurante
Erva Restaurante: Menus de celebração e homenagem à gastronomia portuguesa - ®DR

Dando seguimento à celebração e homenagem à gastronomia das várias regiões do país, o restaurante Erva, liderado pelo chef Miguel Teixeira, volta a destacar uma região portuguesa por mês, com pratos exclusivos, confecionados com alguns dos ingredientes mais típicos de cada zona, harmonizados com os vinhos mais adequados.

Localizado em Sete Rios, Lisboa, o Restaurante Erva, oferece uma experiência gastronómica única ao destacar uma região diferente de Portugal a cada mês. Com a orientação dos chefs Miguel Teixeira e João Moreira, os clientes podem saborear uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesas, todos elaborados com ingredientes tradicionais cuidadosamente escolhidos da região em destaque.

Esta iniciativa visa não apenas celebrar a rica diversidade culinária do país, mas também proporcionar aos visitantes uma imersão nos sabores regionais, promovendo assim a cultura e a gastronomia portuguesa até o início do próximo ano. É uma oportunidade imperdível para quem deseja explorar e degustar a riqueza dos produtos locais sob a criação talentosa da equipa do Erva.

Para apresentar, em primeira mão, algumas das propostas gastronómicas dos próximos meses (setembro – Ribatejo, outubro – Douro e Minho, novembro – Alentejo e dezembro – Trás-os-Montes), os chefs Miguel Teixeira e João Moreira, prepararam um menu de degustação, com alguns dos pratos mais tradicionais da gastronomia Portuguesa.

Como entradas, foram servidas uma Sopa de Castanhas com broa de milho, um prato da Região do Douro e Minho. Uma sopa adequada, para os dias mais frios e uma Sopa de Favas, mais leve, igualmente saborosa, tradicional da Beira Baixa Interior. Ainda como entrada, da zona de Trás-os-Montes, foram servidos Ovos Mexidos à transmontana, onde não faltou o pão torrado e o delicioso presunto transmontano.

Os pratos principais, foram a clássica Açorda de Gambas, alentejana, confecionada com pão fermentado com Massa Mãe. Seguiu-se o suculento Bacalhau à Minhota (Douro e Minho) e o tradicional Arroz de Cabrito de Trás-os-Montes.

Para a sobremesa, o Toucinho do Céu, da região do Alentejo, um Papo de Anjo transmontano e Pudim Abade de Priscos da zona do Douro e Minho.

Os pratos foram harmonizados com um Quinta do Paral, Reserva Branco 2000 e Quinta do Couquinho Tinto, Colheita 2020.

Perante o menu de degustação do chef João Moreira, estas experiência gastronômicas, prometem ser especiais, especialmente ideal para os dias mais frios. Pratos que aquecem o corpo e a alma são sempre bem-vindos quando a temperatura baixa.

Novidade é ainda a primeira edição de “Música dos Chefs” no próximo dia 26 de setembro que promete ser uma experiência única, onde se combina a gastronomia e música de uma forma envolvente. O chef e cantor Miguel Gameiro, ao lado dos chefs Miguel Teixeira e João Moreira, vai criar um ambiente especial onde os convidados poderão desfrutar de concertos ao vivo enquanto saboreiam um menu exclusivo preparado para a ocasião.

aNOTÍCIA.pt