O Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmmanned Systems (REPMUS), é o maior exercício de experimentação operacional de sistemas não tripulados (vulgo Drones) do Mundo e, realiza-se, uma vez mais, em Portugal, na Zona Livre Tecnológica Infante D Henrique, até 27 de setembro de 2024.
O exercício conta com a participação de mais de 2000 pessoas englobando marinhas, indústrias, academias e várias entidades nacionais e internacionais. No REPMUS são testadas tecnologias e drones que abrangem os vários ambientes que caracterizam o domínio marítimo, sejam de superfície, de subsuperfície, aéreos ou terrestres.
Esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá visitar o exercício Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmmanned Systems (REPMUS), estando ainda presentes o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes Fonseca, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, entre outras entidades.
O REPMUS 2024 é organizado pela Marinha Portuguesa e coorganizado com a Universidade do Porto, a Organização de Ciência e Tecnologia da NATO – Centro de Investigação e Experimentação Marítima (STO-CMRE), a Iniciativa de Sistemas Não Tripulados Marítimos do Grupo de Capacidade Conjunta da NATO (JCGMUS) e a Agência Europeia de Defesa (EDA).
Artigo relacionado:
REPMUS: O maior exercício do mundo de sistemas não tripulados decorre em Tróia