Vinhos com a chancela Octávio Freitas Winery chegam pela primeira vez ao continente português

Octávio Freitas, chef do Restaurante Desarma, estará no continente para apresentar, pela primeira vez, os vinhos da Octávio Freitas Winery.

Octávio Freitas
Vinhos com a chancela Octávio Freitas Winery chegam pela primeira vez ao continente português - ®DR

Octávio Freitas, chef executivo do restaurante madeirense Desarma (uma estrela Michelin), estará no continente, durante vários dias para participar em diversos eventos e apresentar, pela primeira vez, os vinhos da Octávio Freitas Winery. Na agenda, um jantar com a Chef Marlene, um almoço na Martin Boutique Wines Farmhouse, em Coruche, e a estreia no Congresso de Cozinha.

“É preciso sair da ilha, para ver a ilha” é, talvez, o mote do Chef Octávio Freitas para os próximos dias passados no continente. Não que tenha dúvidas sobre a sua terra natal, mas porque apresenta pela primeira vez, e pessoalmente, os seus vinhos – Galatrixa e Cagarra – a diversas “plateias” para que se conheça o melhor que se produz na Madeira. Para além dos vinhos já mencionados, será também a oportunidade de testar uma novidade, ainda em formato de prova, e que não está (ainda) disponível no mercado – o Massaroco.

“Sou madeirense de gema e fortemente ligado à terra onde eu nasci. Concretizei o meu sonho de produzir vinhos plantando as minhas próprias vinhas que agora compõem os meus jardins. Galatrixa, o primeiro vinho que nasceu das vindimas do meu projeto pessoal Socalco Nature Calheta, é o ‘primogénito’ da Octávio Freitas Winery. Um vinho branco, produzido a partir de castas típicas da Madeira – Verdelho, Malvasia Fina e Folgasão. Mais recentemente lancei o nosso segundo vinho branco, o Cagarra, elaborado a partir das castas Verdelho e Sercial. A Octávio Freitas Winery prepara ainda o lançamento de uma terceira marca, que está a ser rotulada e que virá para o mercado ainda no decorrer de 2024. Trata-se do Massaroco, nome de uma planta endémica da Madeira.”

Produzidos a partir de vinhas sustentáveis, com certificação de produção integrada, certamente que os vinhos da Octávio Freitas Winery vão dar que falar nos próximos dias, em território continental.

Marlene convida Octávio Freitas

É já no próximo dia 25 de setembro, quarta-feira, que a Chef Marlene recebe o Chef Octávio Freitas no restaurante Marlene, situado no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, num jantar a quatro mãos para o qual o chef do estrelado Desarma, trará ingredientes madeirenses que tanto caracterizam a sua cozinha, mas também os seus próprios vinhos, com destaque para o Galatrixa e o Cagarra que farão parte do wine pairing proposto.

Para o menu, Octávio Freitas, trará para a mesa produtos como o maracujá, o funcho e o cherne enquanto a Chef Marlene propõe focar-se no marisco português. O jantar terá início pelas 19H30 com um welcome drink, e contará com 9 momentos e harmonização vínica.

As reservas podem ser feitas através de mail ([email protected]) ou telefone (+351 912 626 761).

Um almoço na Martin Boutique Wines Farmhouse

O périplo de Octávio Freitas segue para Coruche, onde se espera um almoço memorável na Martin Boutique Wines Farmhouse. A convite de Pedro Martin (ex-sommelier do 100 Maneiras e JNcQUOI, produtor e CEO da Martin Boutique Wines), Octávio Freitas terá a oportunidade de apresentar os seus vinhos, mas também cruzar ingredientes madeirenses com o que a quinta de Pedro Martin e os produtores da região têm para oferecer e que servem de inspiração para um menu exclusivo farm-to-table. Num mês em que as vinhas estão em destaque, juntam-se à mesma mesa os vinhos de Octávio Freitas e de Pedro Martin, num conjunto de propostas irreverentes.

Lançado precisamente há um ano, estes almoços no refúgio de Pedro Martin, contam com apenas 16 lugares e garantem uma experiência única, com um menu exclusivamente criado para a ocasião.

Este almoço, com lugares limitados, começa às 13h de sábado 28 de setembro, e tem um as reservas podem ser feitas pelo telefone: +351 911 130 173 ou através do mail [email protected]

No Congresso de Cozinha vai-se falar de Liberdade

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril, o Congresso de Cozinha propõe como tema “Comida e Liberdade”. Das dezenas de chefs confirmados para os próximos dias 29 e 30 de setembro, em Oeiras, encontra-se também Octávio Freitas, orador convidado para o segundo dia. A Laurissilva, ponto de partida da alimentação madeirense, é o tema escolhido por Octávio Freitas, chef nascido e criado na ilha da Madeira, a “musa inspiradora” da sua cozinha. A relação entre a gastronomia e a liberdade estarão assim no centro da intervenção do Chef Octávio Freitas pelas 18h30, no dia 30 de setembro.

Os Nirvana Studios, em Oeiras, serão o palco para os nomes de relevo na gastronomia nacional e internacional, de talentos firmados no panorama gastronómico ou chefs emergentes e com propostas diferenciadas. Também haverá música, debates, masterclasses e a final do “Melhor Pastel de Nata.

Vinte anos depois da primeira edição, em 2024 celebra-se a “Liberdade como característica base da cozinha”, como revelou Paulo Amado, fundador do Congresso de Cozinha que este ano apresenta Cabo Verde como país convidado, continuando a dar relevo à temática de edições anteriores – Conexão Africana.

Sobre o Chef Octávio Feitas

Octávio Freitas nasceu em Câmara de Lobos e, graças a uma ligação familiar forte à gastronomia e aos alimentos, descobriu que queria ser cozinheiro aos 11 anos. Formado na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, foi percorrendo a ilha com as suas tradições, aventuras gastronómicas e sabedorias regionais que mais aprendeu. Considerado um dos mais criativos chefs da sua geração, continua a manter vivo o interesse pela formação, novas técnicas e pela ampliação e partilha de conhecimentos. É apaixonado por tudo o que vem da terra e tem uma visão curiosa sobre os produtos tradicionais e utilização na sua cozinha dedicando-se a hortas biológicas, a pesquisar e a estudar ingredientes típicos madeirenses. Fundou a Octávio Freitas Winery e lançou o seu primeiro vinho – Galatrixa – a partir de vinhas plantadas na sua propriedade.

Chef executivo dos hotéis The Views e do restaurante Desarma, surpreende com uma cozinha de sensações criadas a partir dos ingredientes mais tradicionais, numa mistura de originalidade e simplicidade, potenciando uma dança de sentidos na boca. É autor do livro “Receitas com Mel”, um arquivo de conhecimento acerca do mel de cana-de-açúcar da ilha e tem sido protagonista e promotor da cultura gastronómica madeirense pelos 7 mares e autor de vários programas regionais de rádio e televisão.

aNOTÍCIA.pt