Aeronaves KC-390 da Força Aérea Portuguesa recebem certificação

As aeronaves KC-390 receberam adaptações que incluem sistemas de comunicações seguras, navegação aérea avançada e tecnologia para garantir uma maior consciência situacional em operações complexas.

KC-390
Aeronaves KC-390 da Força Aérea Portuguesa recebem certificação - ®DR

Amanhã, 22 de outubro, terá lugar a cerimónia de certificação das aeronaves KC-390 da Força Aérea Portuguesa, onde serão entregues os certificados de aeronavegabilidade emitidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional. O evento será presidido pelo Ministro da Defesa Nacional e contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, além de representantes da Autoridade Aeronáutica Nacional. A cerimónia acontece no Comando Aéreo, em Monsanto, às 16h00.

O Estado Português adquiriu, em 2019, cinco aeronaves KC-390 e um simulador. O primeiro avião chegou a Portugal a 19 de outubro de 2023 e o segundo a 26 de junho de 2024. Essas aeronaves foram modificadas para atender às necessidades das alianças internacionais a que Portugal pertence, como a NATO, ONU e União Europeia. As adaptações incluem sistemas de comunicações seguras, navegação aérea avançada e tecnologia para garantir uma maior consciência situacional em operações complexas.

A responsabilidade pela certificação dessas modificações recai sobre a Autoridade Aeronáutica Nacional, que regula, inspeciona e supervisiona todas as atividades aeronáuticas no âmbito da defesa nacional. Além disso, essa entidade garante o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Ministro da Defesa Nacional no que diz respeito ao espaço aéreo estratégico de interesse nacional.

Produzido pela Embraer, o KC-390 equipa a Esquadra 506 – “Rinocerontes” e é uma aeronave multimissão de longo alcance, capaz de realizar tanto operações estratégicas como táticas, em contextos civis e militares. Entre as suas capacidades estão o transporte de tropas, veículos e cargas, lançamento de paraquedistas, missões aeromédicas, busca e salvamento, além de reabastecimento aéreo. Desde que começou a operar nos céus portugueses, há mais de um ano, o KC-390 já acumulou mais de 1200 horas de voo e participou em diversas missões, tanto nacionais como internacionais.

aNOTÍCIA.pt