Cante Alentejano celebra 10 anos de património UNESCO com vasto programa de eventos

Até ao início de dezembro estão programadas diversos eventos que celebram a importância e a vitalidade do Cante Alentejano, um estilo musical único, que continua a ser um símbolo da identidade coletiva do Alentejo.

Cante Alentejano eventos
Cante Alentejano celebra 10 anos de património UNESCO com vasto programa de eventos - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

No dia 27 de novembro de 2014, o Cante Alentejano foi consagrado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, um momento histórico para a cultura e tradição do Alentejo. Para comemorar este marco, foi hoje apresentado, na Casa do Alentejo em Lisboa, o calendário de eventos que celebrarão a rica herança cultural que é o Cante Alentejano. As iniciativas, que irão decorrer em diversas regiões do Alentejo e em Lisboa até início de dezembro, cruzam o Cante Alentejano com outras manifestações artísticas, destacando a sua vitalidade e o papel central que desempenha na identidade coletiva alentejana.

Na conferência de imprensa, presidida por José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, estiveram também presentes João Ifigénio Palma, Presidente da Câmara Municipal de Serpa, Marcelo Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Sofia Dias, Vereadora da Câmara Municipal de Borba, Ana Farias, Vereadora da Câmara Municipal de Mourão, e Florbela Fernandes, Chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Beja. Estas entidades, profundamente envolvidas na preservação do Cante, são algumas das anfitriãs dos eventos programados.

José Manuel Santos sublinhou a relevância do Cante Alentejano, afirmando que “nestes 10 anos, a inscrição do Cante Alentejano na lista da UNESCO trouxe uma maior visibilidade a esta arte, permitindo iniciativas de proteção e promoção. Contudo, a sua preservação depende do contínuo envolvimento das comunidades locais, que mantêm viva esta tradição através da prática regular e da sua transmissão oral. As comemorações deste aniversário servem também para reforçar o compromisso coletivo de preservar e promover o Cante Alentejano como uma das mais valiosas expressões culturais do Alentejo e de Portugal. Para além disso, o Cante assume hoje um papel de grande importância na atração e animação turística de toda a região e está para breve o lançamento de cinco propostas de Passeios do Cante”. 

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo sublinhou “o Cante Alentejano, com as suas harmonias vocais que ecoam os campos e tradições do sul de Portugal, é mais do que um género musical. É um elo cultural que une gerações, transmitindo valores de solidariedade, comunidade e memória coletiva.” 

O evento foi encerrado com uma atuação do Grupo Coral da Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, que evidenciou o espírito e a beleza do Cante Alentejano.

O programa completo de eventos das comemorações do Cante Alentejano pode ser consultado em https://www.visitalentejo.pt/fotos/gca/cante_calendario_de_eventos_web_318469256670cf42abffbb.pdf

aNOTÍCIA.pt