Histórias e Curiosidades à Mesa: um livro para saborear!

"Histórias e Curiosidades à Mesa" convida o leitor a explorar a fusão entre eventos históricos e sabores, que moldaram a cozinha portuguesa

Histórias e Curiosidades à Mesa
Histórias e Curiosidades à Mesa: um livro para saborear! - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Foi na FNAC, do Colombo que o conhecido gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, reuniu amigos e leitores, para relançar a sua última obra publicada “Histórias e Curiosidades à Mesa“, uma viagem pelo rico e vasto património culinário português.

O livro reúne uma seleção de crónicas que ilustram não apenas a rica história da gastronomia portuguesa, mas também nos mostram como eventos históricos e alimentação se entrelaçaram ao longo dos séculos.

A obra inclui textos inéditos e outros já publicados, que nos levam a descobrir a origem de alguns produtos e receitas famosas que prometem desafiar os mais ousados.

Em Histórias e Curiosidades à Mesa, Virgílio Nogueiro Gomes, dá-nos a conhecer estórias e curiosidades gastronómicas – momentos da História em que eventos e alimentação se cruzaram, e conta-nos a forma como alguns produtos chegaram até aos dias de hoje.

Ao longo das “Histórias e Curiosidades à Mesa”, encontramos receitas irresistíveis que prometem cativar até os paladares mais exigentes. Desde pratos tradicionais a criações inovadoras, as sugestões presentes no livro, despertam o desejo de nos aventurarmos na cozinha e experimentar os sabores autênticos do nosso país.

A obra divide-se em três capítulos: “História e Curiosidades”, com textos sobre menus e tradições alimentares, incluindo um tributo a Maria de Lourdes Modesto; “Produtos, História e Estórias”, que fala sobre a origem de certos produtos e alguns mitos associados; e o terceiro capítulo, “Receitas, História e Curiosidades”, talvez o mais procurado, com receitas acompanhadas das suas histórias, como a “Carne de Porco à Alentejana” e os salmonetes “à Setubalense”, além de curiosidades sobre pratos estrangeiros que se tornaram parte da nossa cozinha. Neste último capítulo, Virgílio Gomes oferece uma reflexão sobre como as tradições alimentares e receitas evoluíram ao longo dos séculos, adaptando-se às novas influências culturais e ingredientes importados de outros continentes.

Assim, Virgílio Nogueiro Gomes conduz-nos por uma viagem de sabores e saberes, revelando como a gastronomia portuguesa é resultado de um cruzamento entre a história, a geografia e o engenho popular, refletindo a identidade de um povo que se reinventa à mesa. Cada produto, prato, ou receita, carrega traços de tradições seculares, adaptações regionais e influências que, ao longo dos séculos, foram moldando uma riqueza gastronómica ímpar.

Virgílio Nogueiro Gomes
Virgílio (Santos) Nogueiro Gomes – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Sobre Virgílio (Santos) Nogueiro Gomes

Nascido em Bragança, Virgílio manifesta sempre a sua origem transmontana. Percorrendo a inventariação das tradições portuguesas, ou «à portuguesa», continua a escrever de forma descontraída e prática. Das aulas de História da Alimentação às várias palestras que profere, reserva sempre tempo para as suas crónicas sobre curiosidades em viagem ou aspetos interessantes relativos a hábitos alimentares.

Formou-se em Gestão Hoteleira pelo Institut Internationalde Glion, na Suiça, fez carreira em gestão hoteleira com incidência em alimentos e bebidas. É investigador em História da Alimentação, e professor de Gastronomia e Cultura e da História da Alimentação. É membro da Academia de Letras de Trás-os-Montes, autor do livro Transmontanices – Causas de Comer, e coautor do livro A Cozinha do Mar, escrevendo ainda com regularidade em diversos jornais e revistas.

Foi também membro da Comissão Nacional de Gastronomia, que elevou a Gastronomia a Património Cultural, e coordenador do seu Conselho Técnico. Publicou, entre outros o Tratado do Petisco e das Grandes Maravilhas da Cozinha Nacional.

aNOTÍCIA.pt