No próximo domingo, dia 3 de novembro, celebra-se o décimo aniversário da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO com um concerto especial no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Organizado pela Câmara Municipal de Serpa em parceria com o Museu do Cante Alentejano, este evento contará com a presença de 11 grupos corais de Serpa, acompanhados por uma Orquestra Sinfónica composta pela Banda Filarmónica e músicos convidados. Juntos, irão transportar o público numa viagem pelas harmonias que há gerações ecoam nas vastas planícies alentejanas.
De salientar que para comemorar a consagração, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, há um alargado calendário de eventos que celebrarão a rica herança cultural que é o Cante Alentejano. As iniciativas, que irão decorrer em diversas regiões do Alentejo e em Lisboa até início de dezembro, cruzam o Cante Alentejano com outras manifestações artísticas, destacando a sua vitalidade e o papel central que desempenha na identidade coletiva alentejana.
O programa completo de eventos das comemorações do Cante Alentejano pode ser consultado em https://www.visitalentejo.pt/fotos/gca/cante_calendario_de_eventos_web_318469256670cf42abffbb.pdf
Este concerto é uma oportunidade única de experienciar a força e a diversidade do Cante Alentejano, que permanece até hoje como uma expressão autêntica da alma do Alentejo.
Artigo relacionado:
Cante Alentejano celebra 10 anos de património UNESCO com vasto programa de eventos