Na próxima segunda-feira, 18 de novembro, o Almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, vai proceder à entrega simbólica de um novo lote de armas HK 416, na Escola de Fuzileiros. Esta ação insere-se no processo de modernização das capacidades operacionais da Armada, que inclui a substituição gradual da antiga G3.
A HK 416, já em uso nas Unidades de Operações Especiais, particularmente no Destacamento de Ações Especiais, será agora distribuída de forma progressiva pelas demais Unidades Operacionais, como parte da transição da EAG3.
Com esta entrega de HK 416, três Destacamentos de Fuzileiros da Unidade de Projeção de Força e o Destacamento de Apoio de Combate da Unidade de Apoio de Combate serão equipados com as novas armas. Este é mais um passo na construção de um Corpo de Fuzileiros mais moderno e preparado para os desafios atuais, com forças operacionais mais ágeis, tecnologicamente avançadas e aptas para realizar operações especiais e anfíbias, tanto no mar como a partir do mar. A nova distribuição das armas vai ainda reforçar a flexibilidade e a capacidade modular das unidades, permitindo uma resposta mais eficaz a situações de alta complexidade.
Artigo relacionado:
Unidade de Apoio de Combate (UAC) do Corpo de Fuzileiros realiza primeiro exercício