Futebol versus automóveis superdesportivos. Qual o mais emocionante?

Com o culminar da época da Liga dos Campeões da UEFA, a Nissan – o patrocinador automóvel global oficial desta competição – colocou o futebol frente ao seu derradeiro teste, avaliar se a emoção do jogo é mais empolgante do que ser um passageiro no icónico super-automóvel Nissan GT-R.

Em parceria com os especialistas em ciência desportiva da Universidade de Loughborough, a Nissan proporcionou aos participantes na experiência um vestuário tecnológico para monitorizar e recolher um índice combinado de dados. Estes incluíam ritmo cardíaco, frequência respiratória e atividade eletrodérmica, de modo a examinar o efeito psicológico do entusiasmo nos mesmos e derradeiramente determinar que atividade é mais excitante.

As experiências com jogos ao vivo decorreram durante jogos fulcrais da Liga dos Campeões da UEFA e foram comparadas às reações dos passageiros que percorreram a pista do famoso Circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica a bordo do Nissan GT-R, pilotado por condutores profissionais.

 

FUTEBOL VS. AUTOMÓVEIS RÁPIDOS: OS RESULTADOS

Resposta física

Jogos de Futebol da Liga dos Campeões da UEFA

“Track day” 

Nissan GT-R

Aumento médio do ritmo cardíaco

39%

37%

Média do ritmo cardíaco

91 BPM

100 BPM

Ritmo cardíaco máximo médio

124 BPM

136 BPM

Aumento da frequência respiratória média

140%

144%

Frequência respiratória média

15 respirações/minuto

15 respirações/minuto

Frequência respiratória máxima média

35 respirações/minuto

35 respirações/minuto

 

Ao comparar os resultados das duas experiências, o Dr. Dale Esliger da Universidade de Loughborough comentou: “Dantes conseguíamos avaliar de forma subjetiva quão emocionante era um jogo importante de futebol ou ser passageiro num empolgante superdesportivo, como por exemplo, o Nissan GT-R. A pesquisa efetuada como parte do Índice de Entusiasmo Nissan permitiu-nos utilizar inovadores sensores de dados para compreender as reações físicas dos participantes a estes excitantes momentos e assim fazer sugestões relativamente sobre quais os elementos que podem ser mais entusiasmantes”.

Ao longo das duas experiências o ritmo cardíaco dos fãs de futebol e dos passageiros do Nissan GT-R foram amplamente comparáveis, com aumentos nos momentos de entusiasmo como seria de esperar; como por exemplo quando um golo era marcado ou ao fazer uma curva apertada.

“As principais diferenças que vimos foram as respostas fisiológicas dos passageiros e a frequência respiratória dos fãs de futebol. Durante os jogos de futebol vimos um aumento da frequência respiratória seguido de uma redução desta, quando os fãs sustêm a respiração em momentos chave de antecipação, demonstrando assim que a emoção da sua jornada ao longo dos 90 minutos é mais uma montanha-russa de emoções. Enquanto a frequência respiratória dos passageiros do GT-R aumenta de forma consistente, sugerindo uma sensação de emoção mais contínua”, concluiu o Dr. Dale Esliger.

“O entusiasmo está no centro de tudo o que fazemos”, afirmou Jean-Pierre Diernaz, Vice-presidente de Marketing da Nissan Europa. “O nosso icónico GT-R e o patrocínio da emocionante Liga dos Campeões da UEFA são apenas dois exemplos da forma como nos esforçamos para levar a inovação e o entusiasmo a todos e através da nossa parceria com a Universidade de Loughborough fomos capazes de compreender o efeito físico da emoção sobre o nosso corpo. O nosso derradeiro objetivo é desenvolver um Índice de Emoção global, ao longo de um vasto intervalo de atividades emocionantes; as possibilidades do nosso próximo passo são ilimitadas”.

 

Veja o vídeo de Índice de Emoção da Liga dos Campeões da UEFA vs Nissan GT-R,  aqui.

 

Ao longo do programa da “Champions” e até ao jogo mais emocionante do ano, a Final da Liga dos Campeões, a Nissan está no centro da ação. Para além de trabalhar lado a lado com o seu embaixador global e finalista da Liga dos Campeões da UEFA, Gareth Bale, a Nissan vai também entregar o icónico troféu da Liga dos Campeões da UEFA ao Principality Stadium. Pode acompanhar toda a ação na nova página de Facebook, Nissan Excitement FC e partilhar a sua emocionante jornada nos dias que antecedem o jogo através de #TooExcitedTo.

O premiado Nissan GT-R de 2017 com motor V6 de 3,8 litros biturbo e 24 válvulas registou um aumento de 20cv face à geração anterior. Agora debita 670cv a 6.800rpm, graças, em parte, a um aumento na pressão da sobrealimentação e um sistema de regulação individual da ignição em cada cilindro. As alterações têm como resultado uma melhoria na aceleração em médios e altos regimes (3.200 rpm e acima) com um binário máximo disponível numa gama mais ampla da curva de potência do motor. O som familiar do poderoso motor do Nissan GT-R foi igualmente melhorado contribuindo para uma ainda mais gratificante experiência de condução.