Cascais Ópera: Selecionados 44 candidatos oriundos de 19 de países

Estão selecionados os 44 candidatos oriundos de 19 de países que vão disputar os prémios da 2º edição do Cascais Opera

199
Cascais Ópera
Cascais Ópera: Selecionados 44 candidatos oriundos de 19 de países - DR

O Cascais Ópera – Concurso Internacional de Canto acaba de anunciar os 44 candidatos selecionados para disputar os prémios da sua 2ª edição. Oriundos de 19 países, estes jovens talentos foram escolhidos entre um número recorde de 340 inscrições, provenientes de 49 países, reforçando a crescente projeção internacional do concurso.

Os cantores agora apurados representam Alemanha (3), Sérvia (1), Coreia do Sul (6), China (4), Polónia (1), Rússia (5), Portugal (7), EUA (2), Espanha (2), Itália (1), Israel (3), França (1), Geórgia (1), Ucrânia (2), Reino Unido (1), Irlanda (1), Austrália (1), Finlândia (1) e Arménia (1). Portugal (7) lidera a lista de selecionados, seguidos pela Correia do Sul, Rússia e China, evidenciando a competitividade desta edição e o talento português num contexto internacional exigente.

Agora, caberá ao júri de renome internacional, presidido pelo prestigiado barítono Sergei Leiferkus e composto por figuras como Anna Samuil (Berliner Staatsoper),Antonio Pirolli (maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa), Eline de Kat (Coordenadora Artística da Ópera de Monte-Carlo), Ivan van Kalmthout (Executivo Sénior de Ópera), a soprano Juliane Banse, a mezzo-soprano Jennifer Larmore, e Pal Moe (Glyndebourne), avaliar os concorrentes ao longo das provas presenciais.

De 23 a 30 de abril, Cascais será o epicentro do canto operático, acolhendo os candidatos para uma semana de provas eliminatórias, abertas ao público no Centro Cultural de Cascais. Durante este período, realizar-se-ão também masterclasses e um concerto de semifinalistas (em local a anunciar), promovendo a formação e visibilidade dos participantes.

A competição culmina na Grande Final ao vivo, no dia 4 de maio, às 17h00, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, onde os 8 finalistas interpretarão algumas das mais icónicas árias de ópera acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo Maestro Antonio Pirolli.

Os bilhetes já estão disponíveis nos locais habituais. 

O Cascais Ópera é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Fundação “La Caixa”, Égide – Associação Portuguesa das Artes, Fundação Millennium bcp, Turismo de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, SRS Legal, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Leitão & Irmão Joalheiros e  tem como parceiro institucional o Teatro Nacional de São Carlos.

aNOTÍCIA.pt