
O restaurante Duro, chega a Lisboa com a missão de resgatar o conceito dos restaurantes clássicos, onde a alta qualidade dos produtos e os sabores autênticos prevalecem sobre os excessos na apresentação dos pratos. Com foco na gastronomia nacional, o Duro incorpora inspirações francesas e espanholas, evocando a Lisboa do início do século XX.
Localizado no Boqueirão do Duro, uma das áreas mais dinâmicas de Lisboa, o Duro oferece uma experiência única que une passado e presente, resultando numa oferta autêntica de gastronomia europeia que remete para os clássicos lisboetas do início e meados do século XX. O restaurante é imbuído de um saudosismo revivalista que valoriza a tradição e a qualidade gastronómica dessa época.
Inspirado no conceito de “brasserie” ou “bistrô” parisiense, o Duro, apresenta-se como um restaurante verdadeiramente português, homenageando os clássicos restaurantes de uma Lisboa influenciada pela culinária francesa e espanhola. O cardápio reinterpreta pratos como Chateaubriand, Polvo à Galega e Ovos Rotos com Carabineiro. A cozinha destaca a portugalidade com pratos como Arroz de Forno de Robalo e Gambas e Barriga de Leitão crocante, além de opções vegetarianas como Cogumelos à Brás com Trufa. O chef executivo Sandro Farinho, que também comanda o restaurante Yuppie na Avenida da Liberdade, lidera a cozinha do Duro, trazendo a sua experiência em gastronomia de alta qualidade.
“Em Lisboa, sempre houve uma forte influência externa, especialmente da cozinha galega e parisiense. Nossa base é lisboeta, mas também com influências francesas e espanholas, como os melhores restaurantes de Lisboa em meados do século XX”, comenta Diogo Amaral, sócio do Duro.
A experiência do grupo ao longo dos anos permitiu selecionar os melhores fornecedores para o Duro, garantindo produtos frescos, de origem certificada e desenvolvimento sustentável. A carta de vinhos mistura clássicos com novos produtores, principalmente nacionais, incluindo as ilhas, e alguns vinhos estrangeiros.
“O nosso relacionamento próximo com os fornecedores garante a mais alta qualidade dos produtos usados na cozinha, com máxima frescura e em sintonia com a sazonalidade. Temos também uma exposição de peixe e marisco fresco, permitindo aos clientes escolherem com consciência da qualidade do produto”, refere o chef Sandro Farinho.
O nome inusitado “Duro” vem da rua onde o restaurante está localizado, a Boqueirão do Duro, que tem origem nos antigos arruamentos que desembocavam no rio, os boqueirões. Mas também “Duro” pela sua abordagem de resgate de um passado onde a alta qualidade era inabalável, focado na matéria-prima, no serviço e na experiência do cliente. Este novo restaurante do grupo Attifood junta-se aos seus “irmãos” Descarado, Sem Vergonha, Vivant e Yuppie.
“Desde que abrimos o Sem Vergonha, pensamos em expandir nossa rede de restaurantes e temos esta área como alvo. Ao ver este novo prédio crescer, numa zona tão familiar para mim, identifiquei logo a excelente oportunidade que se estava a desenvolver. Combina uma boa localização com o fato de ser uma loja de esquina, com um pé direito de quase 4 metros. Tem muita luz e imensas janelas para a rua, o que faz deste espaço o local ideal para o conceito do Duro, que enaltece a Lisboa clássica do século passado”, explica Francisco Nobre, o outro sócio do Duro.
Situado numa loja de esquina, com um pé direito de quase quatro metros e amplas janelas que permitem a entrada de luz natural, o Duro combina um ambiente acolhedor com o dinamismo de uma localização privilegiada, perto da Rua de S. Paulo. A zona é central, de fácil acesso, atraindo tanto habitantes locais quanto turistas, com o privilégio de oferecer estacionamento privado e uma cozinha aberta das 12h00 às 23h00 ou meia-noite, conforme o horário, sem interrupções, ajustando-se às necessidades de quem passa pelas redondezas ou procura fazer uma refeição fora dos horários convencionais. À noite, os jantares são animados com a presença de um DJ ao longo de toda a semana.
Com uma abordagem que mistura o clássico e o contemporâneo, o Duro distingue-se por uma pegada avant-garde, com uma identidade visual e conceitual que combina elementos tradicionais com as últimas tendências de design. O ambiente é singular e confiante, com uma decoração de materiais nobres como madeira e pedra natural, combinados com a dureza do inox e mobiliário moderno e confortável.