Blind conquista a sua primeira estrela Michelin

O restaurante Blind, no Torel Palace Porto, acaba de ser galardoado com a sua primeira estrela na cerimónia de entrega dos prémios do Guia MICHELIN

185
Blind estrela Michelin
Blind conquista a sua primeira estrela Michelin - ®DR

Em 2025, o Blind, restaurante do Torel Palace Porto, acaba de ser galardoado com a sua primeira estrela na cerimónia de entrega dos prémios do Guia MICHELIN, realizada esta noite no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Esta conquista é um novo motivo de orgulho para toda a equipa, que já havia visto o seu trabalho reconhecido no ano passado, com a chef Rita Magro a receber o prémio de Jovem Chef do Ano e a inclusão do Blind na lista dos restaurantes recomendados pelo Guia MICHELIN. Além disso, o 2Monkeys, restaurante de fine dining do Torel Palace Lisbon, que conquistou a sua primeira estrela no ano passado, manteve o selo de prestígio, garantindo, assim, duas estrelas no Guia sob a chancela Torel Boutiques.

A conquista da estrela Michelin pelo Blind reafirma a solidez e a consistência da equipa liderada pelo chef Vitor Matos, que conta com o apoio da chef Rita Magro, consolidando a presença do grupo Torel Boutiques no prestigiado guia. No total, o grupo soma agora duas estrelas no Guia, um reflexo da excelência que caracteriza o trabalho da equipa.

“Projetos como o nosso só são possíveis graças a pessoas especiais e unidas, que enfrentam desafios juntas”, declara Vitor Matos com entusiasmo. “O caminho pode ser longo, mas quando estamos juntos, conseguimos encontrar-nos. Hoje, celebramos os melhores momentos da nossa vida. A todos os que nos apoiam e à nossa equipa, o meu sincero agradecimento.” A chef Rita Magro, por sua vez, partilha: “Conquistar uma estrela Michelin é um sonho realizado e um reconhecimento do trabalho de toda a equipa do Blind. Representa a celebração do nosso esforço e dedicação, e marca o início de uma nova jornada, onde cada desafio será uma oportunidade para superar expectativas.”

Desde a sua abertura, inspirada na obra “Ensaio Sobre a Cegueira” de José Saramago, o Blind tem sido reconhecido pela originalidade e qualidade das suas criações. Com dois menus surpresa, um de 10 e outro de 12 momentos, cada experiência gastronómica no Blind é uma verdadeira viagem sensorial, marcada pela excelência técnica e pela qualidade dos produtos utilizados.

Com esta nova distinção, Vitor Matos agora lidera quatro restaurantes premiados pelo Guia Michelin, somando um total de cinco estrelas: 1* no Blind (Porto), 1* no 2Monkeys (Lisboa), 2* no Antiqvvm (Porto) e a mais recente no Oculto (Vila do Conde). Sua competência já havia sido reconhecida anteriormente, como em 2011, com o “Prix Chefs de l’Avenir” da Académie Internationale de Gastronomie, e em 2014, quando foi nomeado Melhor Cozinheiro de Portugal. Este novo reconhecimento reafirma seu talento nas artes da alta gastronomia.

A dupla de chefs Vitor Matos e Rita Magro, juntamente com toda a equipa do grupo Torel Boutiques, celebra com orgulho esta nova conquista. “Esta distinção é o reflexo do nosso compromisso contínuo com a excelência e inovação”, comenta Ingrid Koeck, sócia e porta-voz do grupo. “É um momento de celebração da nossa perseverança, trabalho em equipa e busca incessante pela perfeição.”

aNOTÍCIA.pt