Turismo de Portugal reconhece empresas comprometidas com a sustentabilidade na BTL

O Turismo de Portugal distinguiu hoje na BTL mais 33 empresas turísticas com o selo “Sustainability Engaged”, pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade.

156
Turismo de Portugal BTL
Turismo de Portugal reconhece empresas comprometidas com a sustentabilidade na BTL - ®DR

O Turismo de Portugal distinguiu, esta sexta-feira, 33 novas empresas turísticas com o selo “Sustainability Engaged”, em reconhecimento ao seu compromisso com práticas sustentáveis. A cerimónia, realizada na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), no auditório AVK, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

O selo “Sustainability Engaged” é atribuído no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º (PET 360º) e tem como objetivo reconhecer as empresas que adotam práticas responsáveis em termos ambientais, por meio da implementação de ações concretas e mensuráveis. Essas iniciativas são reportadas através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).

Durante o evento, além de se apresentar um balanço sobre o avanço das empresas no compromisso com o PET 360º, foram discutidos temas como a capacitação de líderes para promover um turismo mais sustentável, a sustentabilidade como uma oportunidade de investimento e as perspetivas para o futuro do reporte ESG (Environmental, Social, and Governance), destacando tanto os desafios como as oportunidades na implementação de práticas sustentáveis.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destacou que “o PET 360º visa o reconhecimento contínuo das empresas que se empenham no fortalecimento da sustentabilidade em suas atividades. Esta iniciativa sublinha a importância da sustentabilidade como um pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo do futuro, mais responsável, e reforça o posicionamento de Portugal como um destino de referência em termos de sustentabilidade.”

O Programa Empresas Turismo 360º busca promover práticas responsáveis nos três pilares fundamentais: ambiental, social e de governação. Além disso, oferece às empresas melhores condições para acesso ao financiamento, aumento da eficiência e performance financeira mais sustentável. O programa está alinhado com os eixos estratégicos do Turismo de Portugal, cujo objetivo é consolidar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

Durante a BTL, além da cerimónia de distinção, o Turismo de Portugal promoveu outras ações, como uma instalação artística inspirada na campanha “Portugal é Arte”, que transformou o país numa verdadeira galeria ao ar livre. A iniciativa, além de reforçar o compromisso com o turismo responsável e sustentável, incluiu ainda mais uma edição do programa Hosted Buyers, reunindo operadores internacionais de mercados estratégicos com empresas portuguesas, visando impulsionar negócios e a internacionalização do destino Portugal.

aNOTÍCIA.pt