Produto do Ano: As novidades que vão marcar 2025

O Produto do Ano revelou os produtos que ditam as tendências de consumo para 2025, e a opinião dos consumidores portugueses.

239
Produto do Ano
Produto do Ano: As novidades que vão marcar 2025 - ®DR

Durante o evento que se realizou na Casa do Desenho em Lisboa, no passado dia 18 de março, o Produto do Ano, anunciou os 61 produtos e serviços mais inovadores do mercado nacional para 2025.

O estudo realizado pelo Produto do Ano, com uma amostra representativa de 19 650 pessoas entre os 18 e os 64 anos, revela as tendências e prioridades dos consumidores portugueses para 2025, destacando a relevância do selo como um fator de confiança e decisão de compra.

De acordo com os dados apresentados, 62% dos inquiridos afirmam que um produto com o selo “Produto do Ano” transmite mais confiança do que produtos sem qualquer selo de qualidade. Além disso, 58% dos consumidores consideram que a presença de um selo de qualidade, como o “Produto do Ano”, facilita decisões de compra mais rápidas no ponto de venda.

A inovação mais valorizada pelos consumidores é, sem dúvida, a vertente tecnológica ou funcional, seguida da inovação em sustentabilidade ou impacto ambiental. Este facto é corroborado pelo dado de que 55% dos inquiridos estão dispostos a pagar até 10% mais por produtos com estas inovações.

A compra de produtos inovadores é motivada principalmente pela necessidade de resolver problemas que produtos tradicionais não conseguem solucionar. No entanto, a garantia de qualidade, durabilidade e preço competitivo continuam a ser fatores importantes na decisão de compra.

Embora as redes sociais e os influenciadores digitais sejam fontes de informação sobre produtos inovadores, 62% dos consumidores confiam mais em produtos com o selo “Produto do Ano” do que em recomendações de influenciadores digitais.

Dos vencedores 2025 destaca-se a Nestlé com cinco produtos inovadores: Nature Bounty Hair, Skin and Nails & Beautiful Skin, na categoria “Suplemento Alimentar Beleza Gomas”; Meritene Força e Vitalidade Drink na categoria “Bebida à base de Proteína”; Dolce Gusto NEO Máquina Café e Cápsulas na categoria “Sistema de Café”; Buondi Robusto na categoria “Café Torrado” e Purina ONE DualNature na categoria “Pet Food”.

Já a farmacêutica Arkopharma venceu em três categorias: Forcapil Age Protect, em Cuidados Capilares; Stop Piolhos Loção, em “Antiparasitários Capilares” e Forderma Colagénio Anti-Idade Global, em “Beleza-Colagénio”.

Também a NOS volta a ser eleita pelos consumidores com três produtos: Fibra Ótica 10 Gbps, na categoria “Internet Fixa”; NOS Wi-Fi Total, na categoria “Extensores de Sinal”; e NOS TV, na categoria “Experiência de Televisão”.

Igualmente com três produtos a marca CUDELL, dedicada ao setor do paisagismo e da água venceu na categoria “Eletrólise de Sal” com a Máquina de Eletrólise de Sal Mr. Pure, com a Bomba de Calor Mr. Silence 30 na categoria “Bombas de Calor Piscina”, e W-Warrior Bluezone, na categoria “Robots de Piscina”.

O selo Produto do Ano é um sistema de avaliação global que distingue produtos inovadores através da avaliação direta dos consumidores, com base na Inovação Percebida, Atratividade, Intenção de Compra e Experiência de Consumo.

aNOTÍCIA.pt