
A 32.ª edição da Volta a Portugal do Futuro / 5.º Grande Prémio CMTV (VPF/GPCMtv) promete ser uma das mais competitivas dos últimos anos. A prova arranca esta quarta-feira, 1 de maio, feriado nacional, em Pombal, e termina quatro dias depois, em Leiria, com um pelotão composto por 84 jovens ciclistas da categoria Sub23.
Um dos dados mais relevantes desta edição é a presença de 15 corredores que, em 2025, deram o salto para formações Continentais portuguesas — 11 provenientes de equipas de clube nacionais e quatro oriundos de estruturas estrangeiras. Com exceção de Guilherme Mestre (AP Hotels & Resorts/Tavira/Farense), todos estes atletas estarão presentes na prova, reforçando o nível competitivo e o valor representativo do evento para o ciclismo português.
Organizada sob a égide da União Velocipédica Portuguesa/Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC), a Volta a Portugal do Futuro é composta por quatro etapas em linha, totalizando 523,6 quilómetros. Ao longo do percurso, os corredores enfrentarão 12 metas volantes e 11 contagens de montanha. Para fomentar o espetáculo, serão atribuídas bonificações nas chegadas — 10, 6 e 4 segundos aos três primeiros — e nas metas volantes — 3, 2 e 1 segundos.
Entre os favoritos destacam-se nomes como Tiago Santos (Anicolor/Tien 21), Cláudio Leal (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), Victor de Paula (Feirense/Beeceler), e Noah Campos (GI Group Holding/Simoldes/Oliveirense). A Rádio Popular/Paredes/Boavista chega com dois fortes candidatos: Lucas Lopes, atual campeão nacional de fundo Sub23, e João Martins, vencedor do ranking da Taça de Portugal Sub23. Também em evidência estão Guilherme Lino (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua), Tiago Nunes (Porminho Team Sub23) e Guilherme Mesquita (Earth Consulters/Maia/Frutas Monte Cristo). Da vizinha Espanha, a Technosylva/Maglia/Bembibre Cycling Team apresenta os ambiciosos Gabriel Batista e Gonçalo Amaral.
Primeira etapa: de Pombal a Aveiro
A edição deste ano assinala o regresso do arranque da prova a Pombal, dez anos depois da última partida na cidade. A primeira etapa, com 126,9 quilómetros, liga a Biblioteca Municipal de Pombal (partida às 12h00) ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, com chegada prevista para as 15h21.
O percurso inclui metas volantes nos quilómetros 26,6, 76,5 e 118,5, e uma contagem de montanha de 4.ª categoria ao quilómetro 59. Os principais locais de passagem incluem Louriçal, Soure, Montemor-o-Velho, Cantanhede, Mamarosa, Palhaça, Oliveirinha e São Bernardo. A chegada será em Aveiro, após uma primeira passagem pela meta a 8,4 quilómetros do final.
A Volta a Portugal do Futuro volta assim a afirmar-se como um palco privilegiado para revelar os novos talentos do ciclismo nacional e ibérico.