
Com uma reviravolta emocionante nos minutos finais, o Sporting CP venceu o Gil Vicente por 2-1 em Alvalade. Depois de Félix Correia colocar os visitantes na frente através de uma grande penalidade na primeira parte, o Sporting lutou arduamente pelo empate, que surgiu aos 81 minutos por intermédio de Maxi Araújo. Já nos descontos, o jovem central Eduardo Quaresma marcou um golaço à entrada da área, selando uma vitória dramática e emotiva para os leões.
O Sporting CP entrou em campo com uma postura dominante, controlando a partida desde o apito inicial. A equipa leonina instalou-se no meio-campo adversário, cercando a baliza de Andrew com insistência. No entanto, apesar da pressão, o Sporting encontrou dificuldades em concretizar as oportunidades criadas. Os remates, ou eram bloqueados pela defesa gilista, ou saíam fora do alvo.
Aos 3 minutos, Francisco Trincão protagonizou um lance de grande perigo. O extremo, após receber um passe de Gyökeres, driblou um adversário e, já dentro da área, rematou contra um defesa do Gil Vicente. Os jogadores do Sporting reclamaram canto, mas o árbitro assinalou pontapé de baliza.
Minutos depois, Zeno Debast efetuou um corte crucial, lançando-se no relvado para travar uma jogada perigosa do Gil Vicente e aliviando o perigo para fora das quatro linhas.
Apesar do domínio do Sporting, foi o Gil Vicente que conseguiu inaugurar o marcador. Aos 21 minutos, Mutombo caiu dentro da área, e o árbitro, após consultar as imagens do VAR, assinalou grande penalidade. Félix Correia converteu o castigo máximo, fazendo o 1-0 para a equipa de Barcelos.
Até ao intervalo, o Sporting continuou a procurar o golo do empate, mas sem sucesso. Já perto do final da primeira parte, Trincão teve mais uma oportunidade, com um remate de pé esquerdo de fora da área, que não resultou em golo. O Gil Vicente, por seu lado, limitou-se a defender a vantagem conquistada.
O Sporting CP foi, assim, para o intervalo em desvantagem, com o golo de penálti de Félix Correia, aos 26 minutos, a dar a vantagem ao Gil Vicente. Este cenário gerou apreensão nas bancadas do Estádio José Alvalade, com os adeptos a verem a sua equipa em desvantagem.
Com o Sporting em desvantagem ao intervalo, a segunda parte começou com a equipa leonina a procurar intensificar a pressão. Logo aos 51 minutos, uma entrada mais dura sobre Trincão gerou apreensão, mostrando a intensidade do jogo.
Aos 53 minutos, Pedro Gonçalves (Pote) protagonizou um lance individual de qualidade, com um remate em arco que passou perto da baliza, demonstrando a busca incessante pelo empate.
Aos 59 minutos, foi a vez de Trincão tentar a sorte de fora da área, após assistência de Gyökeres, mas o remate não encontrou o alvo. Pouco depois, o Gil Vicente tentou responder em contra-ataque, mas um fora de jogo de João Marques travou a iniciativa.
A defesa do Gil Vicente, com destaque para Buatu, mostrava-se sólida e organizada. Aos 72 minutos, Buatu negou novamente uma investida perigosa de Gyökeres. No minuto seguinte, Quenda surgiu na área, mas o remate saiu fraco para as mãos de Andrew.
O jogo aproximava-se da reta final e a ansiedade nas bancadas do Estádio José Alvalade era palpável. Aos 76 minutos, Harder arriscou um remate de longe, mas a bola subiu demasiado.
E então, aos 80 minutos, surgiu o momento tão esperado pelo Sporting. Maxi Araújo cruzou para a área, Gyökeres tentou o cabeceamento, e Andrew defendeu com os punhos. Os jogadores leoninos reclamaram penálti sobre o avançado sueco, mas o árbitro mandou seguir o jogo.
No entanto, a insistência do Sporting deu frutos no minuto seguinte, aos 81 minutos. Após um remate de Harder ser cortado pela defesa, a bola sobrou para Maxi Araújo, que, com um remate de primeira e cheio de classe com o pé esquerdo, fez finalmente o golo do empate. O Estádio de Alvalade explodiu de alegria com o 1-1!