Já são conhecidos os 10 finalistas do concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto”

O concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto” revelou os 10 finalistas que disputarão a grande final, celebrando esta especialidade icónica da pastelaria portuense.

377
O Melhor Croissant - ©Ricardo Teixeira
Já são conhecidos os 10 finalistas do concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto” - ®DR

Arrancou oficialmente a primeira edição do concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto”, uma iniciativa que pretende celebrar e valorizar esta especialidade icónica da pastelaria portuense. A fase de inscrições, aberta a estabelecimentos de restauração e bebidas que produzem os seus próprios croissants na Área Metropolitana e no Distrito do Porto, deu lugar à prova de apuramento, realizada no passado dia 8 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Dessa prova saíram os 10 finalistas que disputarão a grande final marcada para 27 de maio, nas instalações da Caetano Auto Porto, onde será revelado o vencedor desta primeira edição.

Promovido pelas Edições do Gosto e pela revista Manja — organizadores de iniciativas como “O Melhor Pastel de Nata” e o Congresso de Cozinha — o concurso visa reconhecer a excelência de quem preserva e reinventa o croissant à Moda do Porto. Este croissant distingue-se pela sua massa brioche, textura fofa e sabor rico, frequentemente enriquecido com uma calda de açúcar brilhante e, por vezes, com um toque de Vinho do Porto. Apresenta ainda um formato característico que o torna facilmente identificável.

A seleção dos finalistas foi feita através de uma prova cega, garantindo total imparcialidade na avaliação. Os croissants foram analisados com base em critérios como técnica de confeção, sabor, textura e apresentação visual — metodologia que será repetida na final.

O júri desta edição é presidido por Olga Cavaleiro, investigadora e professora de gastronomia, e conta ainda com as pasteleiras Andreia Moutinho e Ana Patrícia Correia (Marupiu Pâtisserie), a chef Inês Diniz (Casa Inês – Time Out Market Porto) e a jornalista Teresa Castro Viana.

“Esta iniciativa é essencial para qualificar informalmente um produto que é símbolo da cultura gastronómica do Porto. É uma oportunidade para refletirmos sobre os ingredientes, o formato e as características ideais deste croissant”, sublinha Olga Cavaleiro, que destaca também a diversidade de propostas apresentadas na prova de apuramento.

Os 10 estabelecimentos finalistas, que passam agora a integrar a Rota d’O Melhor Croissant à Moda do Porto — um guia que será atualizado anualmente — são:

  • Brites – Padaria e Pastelaria Artesanal

  • Café 55

  • Crescente Padaria Artesanal

  • Delícia de Gondomar & Pastelaria

  • Doce Alto – Confeitaria

  • Neta 3 – Padaria e Confeitaria

  • Nougat Pâtisserie

  • O Pasteleiro

  • Padaria Guetim 2

  • Rainha da Foz

O concurso conta com o patrocínio da Delta Cafés, RAR Açúcar e Toyota | Caetano Auto, e tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal.

aNOTÍCIA.pt