Rota da Costa Atlântica apresentada formalmente, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa


A European Cyclist’s Federation aprovou a extensão de vias cicláveis na Rota da Costa Atlântica em Portugal, desde Sagres até Caminha, integrada na Rota Eurovelo1, a qual possui mais de 9.000 km de extensão.

A EuroVelo é uma rede de rotas europeias destinadas à prática do cicloturismo, com diferentes tipos de percursos, fazendo a ligação entre 43 países da Europa.
De salientar que a Rota da Costa Atlântica atravessa 6 países: Noruega, Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Portugal. No nosso país terá uma extensão de cerca de 1.150 km começando em Caminha ao longo da Costa, passando pelo Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Sines, Sagres, Faro e Vila Real de Santo António de onde prosseguirá para Espanha.

Na cerimónia estiveram presentes a Secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho, o Presidente do Turismo de Portugal Luís Araújo e o Presidente da Região de Turismo do Algarve Desidério Silva, entre outras personalidades, entidades e parceiros.

Filipe Beja atual membro do conselho para a mobilidade sustentável da FPCUB, salientou que “A rota será dividida em 18 secções, permitindo assim que qualquer utilizador de bicicleta, desde o mais inexperiente, ao mais preparado, possa planear a sua deslocação calmamente, usufruindo do enquadramento cultural que a rota oferece, pretendendo assim, que qualquer cicloturista possa disfrutar da paisagem, da gastronomia típica, fauna, flora, do património cultural, e do bem-estar que as pedaladas podem proporcionar”.