GDD-Alcoitão recebeu a APD-Paredes


No passado Domingo, 3 de Abril pelas 15:00 a equipa de Cascais, GDD-Alcoitão recebeu a APD-Paredes para a última eliminatória da Taça de Portugal, jogo em atraso e em causa o apuramento para a última “vaga” da Final Four da Taça de Portugal de BCR, edição 2015/16.

A equipa da casa depois do apuramento para a fase final de Playoffs, quando derrotou a APD-Lisboa por uns expressivos 49-24, pretendia manter-se na lista das 4 melhores equipas nacionais também na Taça de Portugal. Do outro lado, a APD-Paredes, com 4 derrotas, na fase regular do campeonato e arredada da fase final do Campeonato Nacional, apesar disso, trazia um registo de resultados muito positivos frente à APD-Braga e APD-Leiria, nomeadamente frente a esta última em que tinha registado há cerca de um mês 2 derrotas, uma por 50-42 e outra por 40-49, ou seja, provas dadas de não facilitarem a vida a nenhuma equipa.

A equipa da casa, GDD-Alcoitão, iniciou o jogo com uma defesa mista que por muitas correções que fossem feitas parecia ter constantes falhas. A APD-Paredes com a sua juventude, força e dinâmica conseguia sempre penetrar na defesa adversária. Ambas as equipas com uma fraca contrução no ataque mesmo quando entravam na defesa, não concretizavam. Fim do 1º período, vencia a equipa APD-Paredes por 06-07.

O treinador-jogador da equipa de GDD-Alcoitão mexeu na equipa e dava constantes instruções no ataque, delegava inclusivé a função de base para construir jogadas de ataque organizado, no entanto, sem sucesso. A APD-Paredes continuava o seu registo insistência no ataque e ia encontrando uma ou outra fragilidade para concretizar alguns pontos. O Hugo Maia da equipa da casa, foi o elemento mais revoltado que marcou 6 pontos seguidos e com o cesto do fim da primeira metade do jogo, concretizado pelo seu colega internacional Marco Gonçalves ao cair do pano, com uma jogada de ataque brilhante marcava o regresso e o acordar da equipa da casa para conquistarem a vitória neste jogo. Fim do 2º período, um pobre resultado de 14-13.

No 3º tempo a equipa da casa mexeu novamente na equipa e ajustou a defesa. Ambas as equipas melhoraram na construção do ataque mas nenhuma se superiorizava ou distanciava o suficiente para caminhar de uma forma confortável para uma vitória. O 3º período termina sem grandes diferenças no marcador, 26-23.

No 4º período a equipa GDD-Alcoitão inicia uma defesa pressão campo inteiro que só iria abrandar no último  segundo. Esta defesa surtiu o efeito que a equipa da casa desejava. Pouco a pouco foi obrigando os visitantes de Paredes a cometer erros, passes errados, 8 segundos, e 24 segundos sem conseguir lançar. Neste período a equipa de Cascais dilatou o marcador sem deixar margem de recuperação pela APD-Paredes. O jogo terminava com uma vitória confortável de 48-29, conquistada essencialmente por estes 10 minutos de uma defesa pressão incansável da equipa de Cascais que assim tal como o tinha feito no último jogo para as meias finais do Campeonato, conquista uma das 4 vagas das meias-finais da Taça de Portugal.

Destaque na equipa da casa, GDD-Alcoitão para os jogadores Mário Silva que, apesar de ter perdido uma familiar horas antes do jogo começar, esteve presente e deu o que tinha e o que não tinha para vencer este jogo e para o capitão Hugo Maia, que apesar de ter perdido o rumo em alguns momentos do jogo com erros e faltas atacantes desnecessárias segurou o jogo com pontos importantes e trouxe as ferramentas necessárias para manter esta equipa onde pertence, a lutar pelos títulos.

Do lado da equipa de Paredes, destaque para o M. Almeida  e o internacional Carlos Cardoso que foram os jogadores que mais concretizaram na tentativa de dificultar a tarefa à equipa da casa.

GDD-Alcoitão: Alberto Sousa(0); Emanuel Alonso(6); Hugo Maia(14); Mário Silva(18); Pedro Macedo(2); – 5 inicial – Pedro Nascimento(2); Luis Henriques(0); Marco Gonçalves(6) Diogo Pires(0); Nuno Maltêz(0);

APD-Paredes: H. Freitas(5); Paulo Araújo(2); Filipe Silva(5); M. Almeida(11); Carlos Cardoso(6) – 5 inicial – J. Nunes(0); A. Ribeiro(0); P. Neves(0);

Parciais:

06-07

08-06

12-10

22-06