Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, inaugura a NAUTICAMPO e afirma "Estamos na fase de fazer acontecer”


“Tem de haver um virar cada vez maior de Portugal ao mar. Acabou o período das grandes discussões, das grandes reflexões e das grandes estratégias. Estamos na fase de fazer acontecer”

Afirmação de Ana Paula Vitorino – Ministra do Mar, ontem ao fim do dia, na inauguração da NAUTICAMPO.

Após demorada visita aquela que é uma das exposições “preferidas de todos nós” e com uma expressão económica elevada, a Ministra do Mar fez questão de salientar o potencial de progressão que Portugal tem na vertente do turismo no âmbito do utilizador e no desenvolvimento da industria naval “Na União Europeia o peso do turismo marítimo e turismo de costa represente 385 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto. Em Portugal representa 1,67 mil milhões, menos de 1% da União Europeia, logo temos uma margem de progressão significativa”, disse.

Salientando o facto de muitas da embarcações expostas já serem desenvolvidas em Portugal, Ana Paula Vitorino, referiu que é altura de “Promover parcerias entre a industria e a investigação cientifica, exportando o nosso conhecimento e captar investimento”.

Uma das novidades, deste ano do certame, é apresentação de uma embarcação electro solar. Jorge Severino, um dos responsáveis do projeto,  fez questão de salientar o facto de o casco da embarcação ser inovador, totalmente concebido e construído no nosso país. Face á aerodinâmica a autonomia é de seis horas, sem sol, a uma velocidade de cinco nós. O peso é de duas toneladas (sendo 500kgs as baterias) com cinco a seis pessoas a bordo. Inovadores são também o dessalinizador instalado capaz de produzir cinco litros de água doce por hora e o facto de quando ancorado distribuir eletricidade para a rede pelo que o ancoradouro é grátis.

Refira-se que Jorge Severino foi o responsável pelo primeiro barco electro solar o “Alvor Flor do Sol“ com 11 metros de comprimento e uma lotação de 14 pessoas

Outra das novidades deste ano é a apresentação e comercialização da Trotinete Elétrica para adultos. Carlos Borges de Castro, Diretor Comercial da empresa que a comercializa, destaca a versatilidade, autonomia (40 km) e velocidade (30 Km/hora)da Trotinete. Resta acrescentar que esta inovação na mobilidade urbana foi concebida por um engenheiro romeno e é fabricada na China. 

A Nauticampo estará aberta ao público até ao próximo dia  10.