Semana da Terra em Lisboa Uma semana para pensar o Planeta

A Câmara de Lisboa assinala a Semana da Terra, entre 22 de Abril e 1 de Maio, com um programa que visa promover o debate em torno das questões ambientais e da sustentabilidade e dar a conhecer alguns dos projetos da cidade nesta área.

Dia 22 de Abril, Dia da Terra, a partir das 9:30, no Pequeno Auditório do LNEC, será apresentado a primeira Avaliação da qualidade dos solos, das águas subterrâneas e das espécies hortícolas em hortas urbanas de Lisboa, com a presença do Vereador José Sá Fernandes.

Às 17:00, no Centro de Interpretação da Estufa Fria, são apresentados os dois mais recentes livros da estudiosa da Estufa Fria, Professora Lisete Caixinhas: Flora da Estufa Quente de Lisboa – Monocotiledóneas e Flora da Estufa Quente de Lisboa Pteridófitos e Dicotiledóneas. A apresentação ficará a cargo do antigo diretor do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, Professor Fernando Catarino.

Segue-se a inauguração da exposição %!?Ver o presente, pela primeira vez em Lisboa, patente até 31 de julho no Centro de Interpretação da EF, onde os visitantes são desafiados a refletir, através de gráficos tridimensionais, na forma como estamos a consumir os recursos do Planeta, com dados desde 1960 até à atualidade.

Com inicio sábado, 23 de abril, e ao longo da Semana, estão previstas visitas guiadas à Estufa Fria, ao Corredor Verde de Monsanto, a Quinta Pedagógica e à Quinta do Zé Pinto, com atividades para grupos e para a família. Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição prévia.

A Semana da Terra encerra com o Festival EarthFest que se realiza no Parque Florestal de Monsanto nos dias 30 de abril e 1 de maio, em coorganização com a Fareduca e com o apoio de vários parceiros da área da sensibilização e educação ambiental. O programa contempla um amplo conjunto de atividades, desde teatro, exposições, yoga ou conferências, em torno de temas ligados à sustentabilidade.

Para mais informações consulte http://earthfest2016.blogspot.pt/

 

O Dia Mundial da Terra, instituído a 22 de abril de 1970, revela a crescente sensibilidade ambiental nomeadamente com os limites dos recursos naturais do planeta, a contaminação dos solos e a conservação da biodiversidade.

A Semana da Terra é uma organização da CML em colaboração com diversos parceiros.

Todo o programa está disponível em www.cm-lisboa.pt.