Lisboa vai andar de máscara de 5 a 8 de Maio!


XI Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI), o maior evento de turismo cultural, regressa a Lisboa com a PROGESTUR e a EGEAC

O XI Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) regressa às ruas de Lisboa entre 5 e 8 de Maio com um programa dinâmico e variado, que inclui uma mostra de artesanato e produtos regionais, promoção turístico-cultural, concertos, concurso de fotografia e muita animação de rua.

O XI Grande Desfile Máscara Ibérica será o momento alto do FIMI, sábado dia 7 de Maio pelas 16h30 com início na Praça do Município e fim no Rossio.

A tradição pagã dos rituais da máscara, raramente vistos fora dos seus contextos de origem, reúne este ano cerca de 30 grupos da Península Ibérica. De Espanha estarão presentes as regiões da Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, Salamanca e Guadalajara, que se apresenta no FIMI pela primeira vez, a par com os Gigantones e Cabeçudos da Equipa Espiral e os Caretos de Salsas, também estreantes neste desfile. A acompanhar os já habituais e sempre presentes, mascarados do norte e centro de Portugal, e como grupo não ibérico convidado, estreiam-se os Mamutzones de Samugheo, vindos da Sardenha.

As propostas para um fim-de-semana em grande multiplicam-se. Na Mostra das Regiões (todos os dias a partir das 11 horas no Rossio), onde poderá descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias – fumeiro, queijo, doces, licores e compotas – e peças artesanais de Portugal e Espanha, espalhados por 30 stands.

O Patronato de Turismo de Cáceres traz até à capital o seu artesanato e oferta turística, a que se junta o espólio gastronómico, vinícola, artesanal e turístico da Serra da Estrela, Nordeste da Beira, Beira Interior Sul Região Centro, entre outras. Os Municípios de Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Lamego e Mira, juntam-se neste certame a par da Dolmen.

O Rossio contará ainda com animação de rua, música e danças tradicionais, artesanato ao vivo, provas de produtos, o já tão esperado concurso de fotografia e este ano, pela primeira vez, tertúlias: com Jorge Lira, sob o tema “Instrumentos musicais” e com a banda de música “Trasga”.

A componente musical continua a ser uma grande aposta da organização e a edição deste ano é prova disso! Concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo no Palco Ibérico – Rossio.

A abrir, os TRASGA (Miranda do Douro), Sexta-feira às 21.30h. No Sábado, RAREFOLK (Sevilha), às 21.30h e no Domingo, a fechar o cartaz, FANFARRA KÁUSTIKA (Aveiro) às 17h.

A animação de rua é assegurada pelos Caretos de Podence (Portugal), Los Sidros y la Comedia de Valdesoto (Astúrias), Mamutzones de Samugheo (Sardenha) e Los Boteiros y Folión de Viana do Bolo (Galiza), para além das dinâmicas constantes em cada espaço.

Este ano a organização lança novamente o concurso de fotografia “Desfile com a Máscara – Lisboa 2015” onde profissionais e amadores poderão participar com fotografias do desfile da Máscara Ibérica do ano passado.

As 30 fotografias selecionadas estarão em exposição no Teatro Taborda – Parceiro cultural – com destaque para os primeiros lugares e vencedora do público. Estará também patente, uma exposição de máscaras do Nordeste Transmontano e Lazarim do espólio de Carlos J. Pessoa. Mais informação em www.progestur.net

No Museu da Marioneta, haverá máscaras milenares, que andam à solta no inverno transmontano, saem à rua para quebrar a rotina e comemorar a passagem do inverno para a primavera. Diabrete, chocalheiro ou careto: a tradição da Máscara Ibérica, numa oficina para pais e filhos. No dia 7 de Maio (sábado), pelas 14.30h e marcação prévia. (www.museumarioneta.pt).