De Madrid a Lisboa sem paragens – a prova dos super-heróis do BTT


Foi ontem, dia 12, apresentada oficialmente a IV edição da Powerade MTB non stop Madrid – Lisboa, a prova de BTT “mais longa e dura do mundo”, sem paragens, a qual irá ter lugar de 30 de setembro a 2 de outubro.

A prova terá início em Las Rosas, em Madrid, e meta no Parque das Nações, em Lisboa, tendo como desafio adicional ultrapassar o record atingido pelo português Bruno Rosa na categoria “Solo” na última edição da prova. De recordar que o ciclista português fez todo o trajeto, 774 quilómetros, sozinho durante 40 horas, 32 minutos e 22 segundos.

Com algumas mudanças nos trilhos da prova em território espanhol, o trajeto contará, na edição deste ano, com um desnível acumulado de 12.077 metros, que terá de ser percorrido em menos de 55 horas. Além do cronómetro e do desnível, também o facto de a prova ser non-stop, implicando etapas de noite, apresenta um desafio adicional à medida dos mais destemidos.

Nas suas intervenções, Jorge Máximo – vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa -, Fátima Galhardo – presidente da Câmara de Coruche -, e Rogério Alves – vereador do Desporto de Ponte de Sôr -, reconheceram que as características da prova, a ligação das duas capitais ibéricas, a passagem por duas das cidades mais bonitas do nosso país e de terminar numa cidade cada vez mais amiga da bicicleta, são requisitos suficientes para que esta prova se torne daqui a uns anos numa grande referência mundial desta modalidade

Em 2015, ineditamente, a prova foi discutida ao sprint tendo a equipa vencedora – MMR-POWERADE-Garmin – completado o percurso em 30 horas 9 minutos e 43 segundos.