Onda rosa de mulheres invade zona ribeirinha de Lisboa – Corrida da Mulher


O tiro de partida para a 11ª edição da Corrida da Mulher EDP Lisboa, a Mulher e a Vida aconteceu hoje, dia 15 de maio, e contou com a presença de 13.500 mulheres, tendo sido arrecadados 30.410 euros para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

Contudo, Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, afirmou que, apesar de significativo, se trata de um valor que “tempos houve em que já foi muito mais” porque “existem hoje muitas mais dificuldades nas conciliações, pelo que o valor das mesmas tem que ser mais baixo”.

O dirigente desportivo esclareceu que esse é um dos motivos para, na próxima edição, a Corrida ser “aberta às famílias, ou seja, aos namorados, dois amigos e marido e mulher”, mas também porque “tratando-se o cancro de uma doença covarde e silenciosa, atinge toda da família”.

Rosa Mota, madrinha da iniciativa desde a 1ª edição, disse que o evento é “uma caminhada pelo bem-estar, pelo convívio, mas também por aquelas pessoas que estão a sofrer, por isso, estamos aqui por elas”.

A atleta, medalhada olímpica, defende que “mesmo com medo, não podemos fugir ao rastreio porque saber que não temos nada é ótimo, mas se descobrirmos o problema no início podemos começar logo a tratá-lo”, concluindo que “não há que fugir a uma coisa que pode estar dentro de nós”.

Para a corredora Dulce Félix, o terceiro lugar na classificação geral da prova é o menos importante, uma vez que o “objetivo principal é participar e dar força a quem passa por este problema de saúde”, revelando que “sinto-me ainda mais sensibilizada pela causa por ter perdido o meu pai para esta doença”.

Soraia Gonçalves, de 29 anos, acompanhada pela sogra Rosa Azevedo, de 52 anos, participou pela segunda vez na Corrida da Mulher, sendo que na primeira vez, há três anos, “estava grávida de 3 meses”. Hoje decidiu repetir a experiência, apesar dos 5km “terem sido feitos a caminhar devido aos problemas cardíacos” de Rosa,  porque “somos muitas mulheres e juntas somos fortes”.

A queniana Purity Rionoripo foi a vencedora da prova, com 15´16s, mostrando-se “muito feliz com o resultado e por ter vencido”.

A Corrida da Mulher EDP Lisboa, a Mulher e a Vida tem como objetivo a angariação de fundos para a compra de aparelhos de rastreio do cancro da mama, tendo sido angariado, até à data, o valor de 650.000 euros.