Benfica tricampeão homenageado na Câmara Municipal de Lisboa


Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), recebeu ontem, segunda-feira, no Paços do Concelho, a equipa do Benfica vencedora do 35º campeonato.

O autarca saudou a comitiva encarnada pelo tricampeonato conquistado no domingo, dizendo que “”Quero, em vosso nome, saudar todos os dirigentes e todo o plantel do Benfica, bem como todos os adeptos que, em todo o Mundo, fazem o Benfica. Parabéns Benfica. O campeão voltou!”.

“E voltou aqui à CML com um estatuto especial: 39 anos depois, o Benfica é tricampeão. O Benfica ganhou, ganhou e de que maneira! Este ano o Benfica bateu o recorde de pontos numa temporada, teve o melhor ataque do campeonato, o melhor goleador e foi a segunda defesa menos batida, mas mais impressionante ainda, dos últimos 21 encontros, o Benfica ganhou 20. É obra!”, continuou Medina.

O presidente referiu ainda que “conseguir-se superar desta maneira depois das dificuldades iniciais, é o feito mais marcante e mais decisivo deste campeonato” e que “o que o Benfica nos mostrou, semana após semana, é uma poderosa lição de vida: nunca atirar a toalha ao chão, acreditar sempre nas nossas capacidades, acreditar no esforço e no trabalho em equipa”, esclarecendo ainda que “a sintonia entre os 11 em campo e a grande família benfiquista foi uma marca deste campeonato que culminou numa explosão de alegria com centenas de milhares de adeptos a celebrar nas ruas a vitória que lhe pertence e ajudaram a construir”.

Fernando Medina dirigiu de forma particular elogios a Luís Filipe Vieira, presidente da estrutura benfiquista: “Caro Luís Filipe Vieira, vencer três campeonatos seguidos é prova de uma grande liderança, maturidade e consistência. O Benfica renovou a equipa técnica,  rejuvenesceu o plantel e continuou a ganhar.”

“Mas não há grandes vencedores sem grandes adversários”, prosseguiu, “o Sporting foi um grande adversário que disputou o campeonato até à última jornada, o qual marcou o regresso da histórica rivalidade entre os dois grandes clubes da cidade de Lisboa”.

“A par de Lisboa, só Madrid e Londres têm dois clubes com acesso direto à Liga dos Campeões”, concluiu o líder camarário.

Seguiu-se o discurso de Luís Filipe Vieira, que agradeceu o reconhecimento da CML e referiu que “se é verdade que o Benfica nasceu em Lisboa, nunca se fechou em Lisboa, nem sequer em Portugal. O Sport Lisboa e Benfica (SLB) é um clube do norte, do centro e do sul, é um clube dos seus adeptos e dos sócios, por isso é um clube global que tem honra e orgulho no seu percurso”.

“Este título é a vitória do “nós”, do coletivo , de um grupo muito unido e solidário sobre ultrapassar momentos muito difíceis sem nunca baixar os braços. Nunca ninguém alcança nada sozinho, o sucesso não se escreve no singular, mas sim é fruto do trabalho de todos”, mas “abro uma exceção para destacar um entre todos, um homem de caráter e do seu compromisso com o clube: Rui Vitória”, destacou o dirigente desportivo.

Vieira continuou afirmando que “no futebol quanto mais forte for a concorrência, melhor para todos, mais competitiva é a Liga e mais valor tem o campeonato português, por isso, parabéns ao Sporting Clube de Portugal, a todos os seus adeptos e sócios porque devem ter orgulho no que fizeram e no que nos obrigaram a fazer. Foi sem qualquer dúvida um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos.”

Após os discursos e a entrega de recordações mútuas entre os presidentes, a equipa encarnada dirigiu-se à varanda do Salão Nobre da CML para mostrar a Taça da Liga às várias centenas de adeptos que se encontravam na Praça do Município.

O Benfica terminou o campeonato com 88 pontos, 29 vitórias, um empate e quatro derrotas, sendo Jonas, com 32 golos, o melhor marcador da Liga.