10 de junho entre Lisboa e Paris


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prosseguiu hoje às 10h, no Terreiro do Paço, com as comemorações oficiais do 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

As cerimónias iniciaram-se com o Hino nacional e com uma salva de tiros de canhão, com vários turistas e portugueses a assistir. Seguiu-se a revista das forças armadas presentes por parte do Chefe de Estado, acompanhado pelo Chefe das Forças Armadas.

Após uma homenagem aos mortos em combate, seguiram-se os discursos do professor João Caraça, presidente da comissão organizadora do 10 de junho, e de Marcelo Rebelo de Sousa que começa por elogiar o povo português que “não vacila, não trai, não se conforma, não desiste”, defendendo que “quando a Pátria é posta à prova, é sempre o povo quem assume o papel determinante”.

Terminado o discurso presidencial, houve lugar à imposição de insígnias, com a condecoração de seis militares, três dos quais ainda no ativo.

Esta é uma ação que o Presidente irá repetir em Paris, para onde partiu às 17h e será acompanhado pelo Primeiro-Ministro António Costa, ao condecorar os emigrantes portugueses que ajudaram algumas das vítimas dos atentados de Paris.

É a primeira vez que um Presidente da República se desloca ao estrangeiro, aqui ao país que concentra o maior contingente de emigração portuguesa, na Europa para aí comemorar o dia 10 de Junho.