Encontro “Vamos brindar com um Lisboa” mostra nova vinha da capital


O novo parque vitivinícola de Lisboa, situado junto ao aeroporto, foi apresentado ontem, quinta-feira, no evento Encontro Vinhos de Lisboa a acontecer de 30 de junho a 10 de julho.

O vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, revelou que “esta vinha, absolutamente inesperada na cidade de Lisboa, vai ser um parque público em breve” e que “tem como função principal dizer-nos que existe a região vitivinícola de Lisboa e que essa região é absolutamente extraordinária” visando promover, para lisboetas e turistas, os concelhos que integram os Vinhos de Lisboa.

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, a vinha de 2 hectares, é “uma iniciativa feliz porque se trata de valorizar um recurso nosso e de descobrir coisas que muitos não sabiam, como o simples facto de produzirmos vinho nesta região de Lisboa”, acreditando que “é um processo de ligação da produção, aproveitando aquilo que é o principal valor do concelho de Lisboa, a divulgação e distribuição”.

“Lisboa é uma montra extraordinária de todos os produtos”, refere, “e, se utilizamos o seu espaço para promover o que é produção nacional, mais se justifica a promoção de produtos do concelho de Lisboa”, reiterando que será este o maior contributo que se poderá dar para o desenvolvimento da região, através da “valorização de uma marca própria, com um sentido de identidade própria e um canal de distribuição de grande dimensão e com um potencial quase ilimitado”.

Medina acrescentou que “diversificar o turismo é um objetivo da cidade de Lisboa” porque “é essencial que o turismo não se concentre em determinados sítios da cidade de Lisboa, mas que seja disseminado dentro da região e dentro do país” até porque “não há ninguém que venha a Portugal só para ver Lisboa. Alguém que chegue à cidade, deve encontrar na capital um conjunto de outras realidades que devem estar articuladas porque é isso que vai valorizar o nosso produto turístico como marca global”.

Vasco D´Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, admite que haver uma vinha em Lisboa “é um cartão de visita fantástico, porque vai fazer as pessoas pensarem que “afinal sempre há uvas em Lisboa” e mostrar que a capital tem vinhos com um binómio preço- qualidade imbatível”.

A vinha de Lisboa é um sonho que José Sá Fernandes tem desde que “em 2009 vi que havia uma região vitivinícola em Lisboa e, havendo essa região, a Câmara tinha que ter uma vinha”.

Foi, assim, criado um protocolo entre a CML, que cedeu os terrenos, e a Casa Santos Lima, maior produtor de vinho da região de Lisboa, que terá a seu cargo a preparação do terreno, o plantio das vinhas e a sua exploração, bem como a construção de uma casa de apoio e de uma cerca, num investimento de cerca de 100 mil euros.

A promoção e descoberta dos Vinhos de Lisboa e das suas terras de origem será possível no Mercado da Ribeira, de 30 de junho a 2 de julho e na Rua Augusta, até 10 de julho, numa Feira das Regiões onde poderão também ser adquiridos outros produtos regionais dos municípios que integram a Região Vitivinícola de Lisboa.