Alfama agarra a sua 19ª vitória nas Marchas Populares de Lisboa


Com 20 marchas a concurso, a 84ª edição das Marchas Populares de Lisboa teve ontem, dia 12, em Alfama a vencedora, seguindo-se Penha de França e Alto do Pina, vencedora no ano passado.

O desfile na Avenida da Liberdade começou por volta das 20h tendo como convidados a marcha popular de Portimão e a dança do dragão da Associação Geral Desportiva de Macau Lo Leong, contando também com a marcha infantil “A Voz do Operário” e a marcha dos Mercados, ambas extracompetição.

Apesar do tempo começar a escurecer e a esfriar, eram muitos os que continuavam a chegar à Avenida da Liberdade para apoiar a sua marcha de eleição.

Genebra Rosa, de 32 anos, é angolana e vive em Portugal há um ano, assistindo pela segunda vez ao evento e considerando que “está a ser muito animado, espero que continue assim e que tenha muita cor e alegria”.

Sem saber o que estava a acontecer estavam Alicia e Martine, mãe e filha francesas que estão de férias na capital, mas que afirmam estar “a gostar muito, é muito animado”.

“Esperamos ver marchas bonitas e organizadas”, deseja José Cardoso, lisboeta e que, acompanhado pela esposa torce “pela marcha da Graça, apesar da minha mulher torcer pela marcha de Benfica”.

Campolide foi a marcha que iniciou a competição, tendo o comentador Flávio Furtado e a apresentadora Isabel Silva como padrinhos.

Isabel Silva afirmou que o “batismo como madrinha das marchas é maravilhoso e é com muito orgulho que represento a marcha da Bela Flor-Campolide” num dia “muito especial que, claramente, vai ficar marcado para o resto da minha vida”, defendendo que “gostava muito que a minha marcha chegasse o mais longe possível, mas, independentemente do resultado, os marchantes, eu e o Flávio demos e vamos continuar a dar o nosso melhor aqui na Avenida e isso é o mais importante”.

Para Ana Galvão e para Daniel Leitão, padrinhos da marcha de Benfica, também foi uma noite de estreia.

O comediante disse que estava a ser “uma experiência enriquecedora, mas totalmente diferente de tudo aquilo que já tinha feito até hoje”, opinião partilhada pela radialista que confessou sempre ter tido vontade de participar naquelas que “são as festas mais importantes e maiores do país e tem sido espetacular, tem sido incrível”.

Habituada a estas andanças encontramos Carla Andrino. A atriz é madrinha da “minha marcha da Graça há 20 anos”, sendo “um orgulho, um prazer e, praticamente, uma família”, rematando que “desde que entre nisto de alma e coração, está sempre ganho”.

Também Pedro Granger vê a marcha de Alcântara como “uma família que eu tenho aqui”, naquela que é a sua segunda participação.

“Somos cada vez mais amigos, os amigos são a família que nós escolhemos e, por isso, costumo dizer que “daqui não saio, daqui ninguém me tira”. São, acima de tudo, um grupo de pessoas fantásticas, com um talento, dedicação e amor ao que fazem difícil de encontrar mesmo na minha própria profissão e, esse amor que têm a esta marcha e a esta família, à qual agora pertenço, é das coisas mais bonitas que eu hoje tenho na minha vida”.

Padrinho da marcha vencedora, João Baião considera que “estas pessoas merecem todo o nosso aplauso porque se entregam de corpo e alma e são maravilhosos!”

Numa noite com duas marchas estreantes, a do Bairro da Boavista e a de Campo de Ourique, e em que também houve desfile e alguns passos de dança por parte dos dezasseis casais de Santo António, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) fez um balanço positivo do evento:

“Foi uma noite extraordinária, de grande festa, em que ficou bem patente o que é a força das marchas, a força do bairrismo que resulta do trabalho de muitos milhares de pessoas durante o ano, trabalho quase todo voluntário, culminando tudo nesta festa e noite tão especiais”.

O autarca preferiu não arriscar nomes para a vitória, defendendo, entre risos, que “esse é um assunto em que não me meto”.

Os resultados, já fortemente contestados, das Marchas Populares de Lisboa 2016 foram:

Marcha

Lugar

Pontuação

Marcha de Alfama

238

Marcha da Penha de França

228

Marcha do Alto do Pina

225

Marcha de Alcântara

214

Marcha da Madragoa

212

Marcha do Bairro Alto

211

Marcha de S. Vicente

206

Marcha da Bela Flor-Campolide

192

Marcha de Marvila

191

Marcha da Mouraria

10º ex-aequo

190

Marcha dos Olivais

10º ex-aequo

190

Marcha da Ajuda

12º

184

Marcha de Carnide

13º

182

Marcha da Bica

14º

179

Marcha da Graça

15º

172

Marcha Sta. Engrácia

16º ex-aequo

171

Marcha de Campo de Ourique

16º ex-aequo

171

Marcha de Benfica

18º

168

Marcha do Bairro da Boavista

19º

164

Marcha do Lumiar

20º

152