Portugal recebeu os melhores do mundo no wakeboard e wakeskate


Ferreira do Zêzere acolheu, no passado fim de semana, uma das maiores competições do circuito mundial de wakeboard e wakeskate. A prova Nautique European Pro Am reuniu 86 atletas de 12 nacionalidades, entre os quais estiveram 10 portugueses. O evento realizou-se pela primeira vez na Europa e voltou a trazer a elite da modalidade ao centro do país.

“É uma experiência engraçada estar a competir com aqueles que normalmente vemos em vídeos. Ambicionamos ser como eles e agora estão ali, ao nosso lado, na doca, à espera de ir para a água”, refere Daniel Braga, wakeskater, a participar pela primeira vez numa prova mundial na categoria profissional. Aos 18 anos, Daniel Braga foi uma das participações portuguesas em destaque na Nautique European Pro Am. Depois de ter feito “uma passagem quase completa na semi-final, com uma única queda”, o jovem atleta de Setúbal garantiu a presença na final de Pro Wakeskate. Disputou-a lado a lado com os americanos Coco Mendez, Brian Grubb e Reed Hansen, atual campeão do mundo em wakeskate e vencedor da prova.

O nível de exigência é elevado: “Já tinha entrado em competições, fui vice-campeão do Open Mens I, mas aqui o nível de competição é completamente diferente” afirma Bernardo Branco, de 20 anos, atual campeão nacional de wakeboard, que também participou pela primeira vez na categoria profissional. “Aqui é como se fosse a 1ª liga, estão os melhores dos melhores, os 25 melhores riders do mundo. É muito difícil mesmo!” confessa, acrescentando que “apesar de a prova não ter corrido como previsto, estou muito feliz por ter estado aqui, foi um sonho tornado realidade”. Com uma prova a correr menos bem devido ao “vento e ondulação”, Bernardo Branco ficou pelos quartos-de-final na categoria Men’s Professional. O autraliano Cory Teunissen arrecadou o 1º prémio na categoria, seguido de Mike Dowdy e Tony Laconni pela respetiva ordem. Na categoria feminina de wakeboard profissional, Meagan Ethell foi seguida por Reimi Merritt e Taylor Mcullough, todas atletas americanas.

Também em destaque nas participações portuguesas esteve o Master Francisco Lopes que subiu ao pódio na segunda posição, com apenas a diferença de um ponto para o primeiro lugar. No total, 10 portugueses marcaram presença nas várias categorias da competição: Vasco Trindade Jr., Xavi Segadaes e Luís Gama Rocha apresentaram-se na Boy’s Beginner (dos 10 aos 13 anos), Inês Segadaes na categoria Junior Women (dos 14 aos 18 anos), Renato Bosch na Adaptive Standing, Tiago Miguel em Pro Wakeskate e, ainda, Vasco Trindade como Veteran.

Reunir atletas amadores e profissionais no mesmo espaço foi uma das prioridades da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) na organização do evento. “Esta prova permite a entrada de amadores, o que para nós era estratégico. Deixa de ser só um show na água para os atletas que são muito bons e permite que portugueses entrem e partilhem aquele espaço com eles e aprendam também. Isso era muito importante para nós”, explica André Matos, Presidente da APWW.

Ao longo de três dias, atletas de topo mostraram o melhor do wakeboard e wakeskate. Oriana Brás, praticante do desporto nos tempos livres, foi uma das mais de 3 mil pessoas que passaram pelo Lago Azul para assistir às provas. Foi uma “oportunidade quase única de ver os melhores do mundo ao vivo e ver as manobras espectaculares. O nível de wakeboard destes atletas é incrível!”, afirma.

Esta foi a primeira edição da Nautique European Pro Am realizada fora dos Estados Unidos. O evento aconteceu depois de, em 2015, Ferreira do Zêzere ter recebido o WWA Supra Wakeboard World Championships, “considerado o melhor evento do circuito de 2015 e um dos melhores de sempre”, segundo Shannon Starling, presidente da World Wakeboard Association (WWA).

As condições climatéricas, paisagens e lagos de águas limpas, proximidade com as principais capitais europeias, história e cultura são algumas das características que fazem valer Portugal como o destino da Europa perfeito para a prática da modalidade e, por isso, a WWA já garantiu mais competições mundiais no próximo ano.

As competições são uma clara aposta na divulgação da modalidade que se tem afirmado em Portugal de ano para ano. Em 2015, a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate lançou o projecto Wakeboard Portugal (www.wakeboardportugal.com). Em parceria com cinco municípios da região da barragem de Castelo de Bode, está a ser implementada a primeira estância de wakeboard do mundo. A infra-estrutura vai contar com cinco ‘cable systems’ numa extensão de 30 km, ligados por transferes de barco. “Com a criação do conceito da estância, acredito que vamos ver novos praticantes como já acontece noutros sítios. Já tenho visto interesse em muitas pessoas que não são do desporto e que querem saber como podem fazer. Acho que só há aqui um caminho possível que é o de crescer exponencialmente. Todos os anos temos mais pessoas a inscreverem-se nas provas nacionais, todos os anos aparecem pessoas novas. O crescimento sempre existiu, agora foi catalisado” garante o Presidente da APWW.

O projeto Wakeboard Portugal está ainda a desenvolver um projeto pioneiro na Europa, para um centro de alto rendimento de wakeboard com o selo da WWA, a Wake Academy – High Performance Center.

Como sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, este é um projecto “com características inovadoras que vai permitir colocar a região no mapa-múndi e destacar Portugal como a entrada do wakeboard na Europa”.