Embarcação tradicional ‘Bote Leão’ regressa a Alcochete

O ‘Bote Leão’, uma das embarcações mais emblemáticas do Tejo e um exemplo dos botes rápidos utilizados em Alcochete nos séculos XVIII-XIX, realiza a sua viagem inaugural no dia 19 de junho, domingo, às 15h30, na ponte cais Alcochete.

Este barco tradicional, agora fabricado de acordo com as técnicas utilizadas na construção das antigas embarcações que navegavam no Tejo, permite realizar novos passeios turísticos no rio Tejo, com o objetivo de dar a conhecer o património natural e paisagístico que carateriza a Região, designadamente a frente ribeirinha da vila de Alcochete, Reserva Natural do Estuário do Tejo, Sítio das Hortas, praia dos Moinhos e salinas do Samouco.

A par da promoção turística e da preservação das tradições marítimas locais, este projeto pretende também dar a conhecer as caraterísticas das embarcações tradicionais e as antigas práticas de navegação.

De forma a assinalar o regresso do “Rei dos Nordestes” ao Tejo, a Câmara Municipal de Alcochete promove um conjunto de iniciativas locais como ateliês infantis e atuações de ranchos folclóricos ao longo do dia da inauguração.

Até 19 de junho decorre ainda a Semana da “Caldeirada à Fragateiro”, onde é possível provar o sabor deste prato tradicional em dezassete restaurantes locais –  “Pé de Salsa”, “Pateo Alcochetano”, “Rossio”, “Don Peixe”, “Petiscos do António”, “Jangada do Tejo”, “Solar do Peixe”, “Restaurante Alternativa”, “A Taverna”, “Divina Gula”, “O Marítimo”, “Amália”, “O Barrete Verde”, “Luís Miguel Rei”, “Restaurante Estrada Real”, “O Telheiro da Ti Ana” e “O Moinho da Praia”.