Apresentada a Semana do Cinema La Pellicola d’Oro Lisboa 2016

A Semana do Cinema La Pellicola d’Oro Lisboa 2016, que irá decorrer de 18 a 22 de julho, em Lisboa, foi apresentada no passado dia 16, ao final da tarde, pelo diretor criativo e coreógrafo italiano Marco de Camillis.

O anfitrião começou por dar as boas vindas a todos e explicar o conceito do famoso Prémio do Cinema Italiano La Pellicola d’Oro. Congratulou-se por estarem reunidas condições para a internacionalização do Prémio tendo Lisboa como primeira cidade para projetar o Cinema italiano na Europa e no mundo, consagrando a colaboração e o intercâmbio cultural nos vários países onde o evento será organizado. 

Marco de Camillis explicou que A Semana do Cinema La Pellicola D’Oro Lisboa 2016 consiste numa mostra de filmes italianos e portugueses e tem como objetivo fortalecer a imagem de Portugal no Cinema Europeu e realizar um intercâmbio artístico e cultural produtivo entre Portugal e Itália, apresentando os filmes premiados pelo histórico Prémio David di Donatello e homenageando e premiando as profissões de bastidores do Cinema português, com o Prémio La Pellicola D’Oro Lisboa 2016. 

A Conferência de Imprensa decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou também com a intervenção de Enzo de Camillis, Presidente da A.C.SAS Cinema, responsável italiano pelo Prémio, que partilhou o enorme prazer de ver La Pellicola d’Oro no estrangeiro. 

Paulo Trancoso, na qualidade de Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, realçou a importância de eventos deste género para o nosso país. 

Em representação do Ministério da Cultura esteve Paulo Gonçalves, Diretor do Instituto do Cinema e do Audiovisual, que se congratulou com o evento e a possibilidade de ver cinema italiano em Portugal. 

O culminar da Semana será a Gala de Entrega de Prémios, a realizar a 22 de julho, com o objetivo de homenagear as profissões imprescindíveis para a realização de um filme, mas muito raramente reconhecidas, profissões que dão um grande contributo à fábrica de sonhos a que chamamos Cinema. O Cinema resulta do empenho destes profissionais, da sua técnica, fantasia, capacidade profissional e paixão. Serenella Andrade, de origem italiana e a quem caberá a apresentação desta Cerimónia, mostrou-se muito entusiasmada com todo o evento. 

A Semana do Cinema La Pellicola D’Oro Lisboa 2016 é promovida pela A.C.SAS Cinema e pela Aniri – Produções Espetáculos Lda, com a colaboração da Accademia del Cinema Italiano, Prémio David di Donatello e o MiBACT (Ministério da Cultura de Itália). 

Este grande evento de cinema, a decorrer de 18 a 22 de julho, em Lisboa, é realizado com a colaboração da Academia Portuguesa de Cinema e do Ministério da Cultura de Portugal, e o patrocínio de grandes empresas multinacionais dos setores da Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Banca, Energia e Indústria, que marcaram presença na conferência de imprensa.

 

Programa: 

– Dia 18 de julho Evento de Abertura 

Encontro de produtores portugueses e italianos. Oportunidade de networking para os protagonistas da cultura e da indústria do cinema de ambos os países, assim como das televisões nacionais, para futuras colaborações. 

 

Dias 19, 20, 21 e 22 de julho Projeção de filmes italianos com ENTRADA LIVRE (a organização entende que a cultura é para todos! )

Mostra de recentes filmes italianos nomeados e premiados no Premio David di Donatello 2015. No último dia será também exibido o filme português premiado, no passado dia 13 de maio, no Prémio Sophia 2016, na categoria de O Melhor Filme, e um documentário Italiano com a biografia de Pier Paolo Pasolini premiado em 2015 e exibido no Festival Internacional de Estocolmo. 

Será uma oportunidade única não só para apreciar estes filmes mas também para conhecer presencialmente os seus produtores e com eles participar em sessões interativas, antes ou depois da projeção dos filmes. Será uma ação aberta ao público em geral e a todos os amantes do cinema, com 3 exibições diárias de filmes. 

 

Dia 22 de julho – Entrega do Prémio La Pellicola D’Oro Lisboa 2016 – Cerimónia de Encerramento do evento – Jantar de Gala 

Para além dos prémios atribuídos às profissões de bastidores, haverá também a entrega do Prémio Carreira de ator/atriz e serão igualmente atribuídos prémios especiais a personalidades e empresas que se distinguiram na promoção do Cinema. Uma vez que se trata da 1ª edição, os galardoados foram escolhidos pela Academia Portuguesa de Cinema.