Portugal: próximo jogo de calculadora na mão – Euro 2016


Muitos remates e duas bolas ao poste, mas Portugal ficou-se pelo 0-0 frente à Áustria, no seu segundo jogo do Euro 2016.

A partida começou de forma frenética e o novo onze de Fernando Santos, com Quaresma e William Carvalho de início, entrou com vontade de ganhar os preciosos três pontos.

No entanto, a primeira oportunidade de golo foi da Áustria, logo aos 3´.

A ânsia do público no Terreiro do Paço, cerca de 17 mil pessoas, aumenta quando, aos 13´ Nani fica perto do 1-0 e quase se grita “golo” quando Ronaldo remata centímetros ao lado, aos 22´.

A equipa lusa cresce no jogo e, aos 29´, a primeira bola ao poste, por Nani.

Mas, a Áustria, aos 40´, mostra que também está em campo e, na sequência de um livre perigoso, Alaba só não marca porque Vieirinha desvia a bola.

As duas equipas vão para intervalo com Portugal a registar doze remates e a Áustria apenas um, traduzindo-se numa falta de eficácia da equipa das quinas.

Começa a segunda parte do jogo e Adrien, Renato Sanches e João Mário aquecem enquanto Nani pede apoio às bancadas do Parque dos Príncipes.

E eis que, aos 55´, surge Ronaldo. O capitão atira de pé esquerdo e obriga Almer a uma grande defesa.

Aos 71´ dá-se a primeira substituição portuguesa: João Mário troca com Quaresma, amarelado, e eis que, aos 78´se ouvem gritos de alegria por toda a Praça do Comércio: penálti a favor de Portugal a ser marcado pelo capitão Ronaldo que completou 128 internacionalizações pela seleção, ultrapassando Luís Figo.

Nova falha na concretização com Cristiano a rematar ao poste e Portugal a perder uma enorme oportunidade para se adiantar no marcador.

Depois de Éder entrar para o lugar de André Gomes, há uma explosão de alegria quando a bola bate nas redes austríacas. Estava feito o primeiro golo, pensou-se. Contudo, Ronaldo encontrava-se em fora de jogo, mantendo-se o empate a zero.

Rafa é a última substituição de Fernando Santos, saindo Nani, aos 88´ e o árbitro decide prolongar o jogo por três minutos além dos 90.

Termina o jogo e Portugal consegue apenas um ponto, tendo agora os mesmos que a Islândia que empatou com a Hungria no outro jogo do grupo F.

Para os portugueses, como Mário Couto, este empate é “uma grande desilusão, esperava mais hoje, mas já estamos habituados a sofrer até à última”, mas para Katarina, austríaca a passar férias em Lisboa, foi “um bom jogo depois de termos perdido contra a Hungria e acho que hoje, apesar de Portugal ter entrado a jogar melhor, fomos crescendo no jogo”.

Portugal volta a jogar no dia 22 de junho e é obrigado a ganhar à Hungria, líder do grupo, se quiser avançar para os oitavos de final do Euro 2016.