Inauguradas as novas Áreas do Aeroporto de Lisboa


Resultado de um investimento de 30 milhões de euros, foram ontem, dia 24 de junho, inauguradas as novas áreas comercial e operacional do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

As alterações efetuadas, na Área operacional, permitem a partir de agora, o embarque de três mil passageiros por hora no Terminal 1, dada a instalação de dez novos equipamentos de inspeção de raios X . Foram igualmente instalados nove novos leitores de validação de cartões de embarque os quais permitem o acesso às áreas controladas sem intervenção humana, o que é uma novidade em termos nacionais.

De referir que foi aberta uma nova zona de check-in, com mais dez balcões, enquanto que no Terminal 2 foi completamente reorganizada a sala de embarque a qual passa a proporcionar zonas de circulação e de estada mais amplas e agradáveis.

A zona comercial recebeu a presença de novos parceiros, a abertura de novas lojas e a restauração foi toda ela concentrada na área central.

Na cerimonia de inauguração esteve o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, tendo referido “O que estamos aqui a fazer e a testemunhar é um país, uma empresa e um Governo com o mesmo conjunto de objetivos, que é construir e consolidar as infraestruturas do país para aumentar a nossa competitividade, para olhar para o futuro com confiança e dar mais capacidade de crescimento a Portugal”.

Pedro Marques salientou ainda que o investimento, que “agora acompanhamos a sua entrada em funcionamento” e vai criar 180 postos de trabalho adicionais “é do maior significado para Portugal”.

Jorge Ponce de Leão, administrador-delegado da ANA – Aeroportos de Portugal, referiu que o aeroporto está preparado para fazer face ao acréscimo de tráfego esperado para os próximos anos.  Sobre uma eventual decisão do Governo na criação de um aeroporto complementar no Montijo, o responsável, afirmou que a sua aplicação demorará sempre cerca de três anos, pelo que o investimento agora realizado é perfeitamente justificável uma vez que o tráfego aéreo na rede ANA cresceu 12% neste primeiro semestre, esperando-se que em 2016 sejam recebidos 21,4 milhões de passageiros, mais 1,4 milhões do que no ano passado.