“Grande passeio do CCL-Clube Campismo de Lisboa”


Três centenas a pedalar nas comemorações dos 75 anos

Semanalmente vão para a estrada muitos passeios de cicloturismo. Interrogo-me sobre o que leva tantos amantes da modalidade a participar de forma maciça, tudo deixando para trás. Nos eventos, pedalam, convivem, praticam desporto. Quase arrisco em dizer que, a bicicleta é o sonho que muitos tiveram, em ter sido um dia, um ciclista profissional. Que a ‘maravilhosa máquina’ de duas rodas sem motor, para eles, é considerada como que um Deus.

No passado domingo, 26 de junho, na Costa da Caparica, aconteceu mais um passeio de bicicleta, o Grande Passeio do CCL- Clube de Campismo de Lisboa- Este evento fazia parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e tinha como particularidade assinalar as bodas de diamante (75 anos) do CCL

Bem cedo começaram a chegar os cicloturistas ao local de concentração, o parque do CCL. Após cumprimentos, conversas, inscrições e preparação das bicicletas, às 9,15 foi dada a partida aos cerca de três centenas de participantes.

O trajeto com cerca de 60 quilómetros, teve inicio no parque do CCL, passando pela Trafaria, Funchalinho, Lazarim, Sobreda, Vale Figueira, Corroios, Vale Milhaços, Marisol, Belverde, Coina, Casal do Marco, Fogueteiro, Paivas, Cruz de Pau, Sobreda, Lazarim, Capuchos, e Costa da Caparica, com a chegada a acontecer cerca das 12,45.

Um olhar pelo passeio: 

Com o trajeto de média dificuldade, a uma velocidade de cicloturismo, foi um passeio muito positivo. O pelotão rolou quase sempre compacto, tendo-se distendido apenas nalguns pontos de maior dificuldade mas, o importante, é ter sido superado por todos. Os locais de passagem também ajudaram dada a sua beleza, muitas vezes com o mar em pano de fundo. Foi uma excelente manhã de bicicleta, trocada por uma ida à praia, quando ela estava a poucos metros do local da concentração.

Tivemos um excelente acompanhamento policial, tanto da Brigada de Trânsito da PSP, como da GNR. Será ainda de referenciar o apoio dado pelos Grupos de Motard’s do Seixal e Costa Nova, os quais deram segurança a todos os participantes.

Rui Geninho foi o responsável pelo evento. No final falou á nossa reportagem, bastante satisfeito, dizendo; “Foi um excelente passeio. Tivemos mais participantes do que noutras edições, ficámos satisfeitos com isso. Este ano mudamos o trajeto, tentamos ir por outras estradas onde não perturbasse quem queria ir para a praia, o que valorizou ainda mais a iniciativa”.

Em jeito de reprovação, Rui Geninho, adiantou que não se compreende nem aceita que a bicicleta, sendo não poluente, não beneficie de incentivos e  continue a pagar impostos, nomeadamente o IVA sem qualquer redução. A terminar deixou uma mensagem “Façam exercício físico, muito, e voltem, cá os esperamos noutras edições”.

E assim foi mais um grande passeio. Bom acolhimento, boa receção aos participantes, bem organizado e um trajeto bonito num domingo com algum calor, mas propício a boas pedaladas, as quais terminaram com um grande almoço de confraternização, integrado nas comemorações dos 75 anos de existência.

De salientar que o CCL é pioneiro no campismo nacional e fundador da Federação de Campismo. Tem mais de 80.000 sócios em 40 países, e possui sete parques a nível nacional.

Estão assim de parabéns, desejando-lhes muitos anos. Da nossa parte, fica a vontade de podermos estar novamente presentes em 2017. Até lá, ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

 

Reportagem em parceria com a Revista Notícias do Pedal