
O Festival do Pão regressa a Mafra, de 8 a 17 de julho, no Jardim do Cerco, como forma de homenagear este produto típico da região.
Com entrada gratuita, o Festival conta com um programa de atividades variado que inclui mostra de Pão de Mafra, tasquinhas, feira saloia, exposição e venda de produtos regionais e artesanato, atuações de ranchos folclóricos, exposição de veículos e alfaias agrícolas, além da semana equestre militar protagonizada pela Escola das Armas.
A Orquestra Ligeira do Exército (8 de julho), Cuca Roseta (9 de julho), Miguel Araújo (10 de julho), 4Revival (14 de julho), Sara Paço (15 de julho), HMB (16 de julho) e Átoa (17 de julho) são alguns dos artistas que vão atuar durante o evento.
O Festival do Pão, organizado pela Câmara Municipal de Mafra e apoiado pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), pretende promover o pão, bem como divulgar as potencialidades turísticas, económicas e culturais do concelho. Através de uma oferta lúdica variada, este Festival reúne o melhor que a Região oferece ao nível da gastronomia, doçaria, artesanato, expressões culturais e empreendedorismo.
Ao nível do processo de produção, o Pão de Mafra caracteriza-se pelo elevado tempo de amassadura, tempo de fermentação curto e reduzido teor de levedura. Ao nível do produto, é um pão com “buracos”, adocicado e saboroso, com textura própria, macia e baixo teor de acidez.