Medalhados nos Europeus condecorados por Marcelo


O Presidente da República condecorou ontem, quarta-feira, os atletas medalhados nos Europeus de Atletismo, que se realizaram em Amsterdão e recebeu o Comité Olímpico.

Patrícia Mamona, Sara Moreira, Dulce Félix, Jéssica Augusto, Marisa Bastos, Vanessa Fernandes (atletismo), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Fernando Pimenta (canoagem) receberam a condecoração da Ordem de Mérito pelas mãos de Marcelo Rebelo de Sousa que realçou as conquistas desportivas dos últimos dias:

“O País está numa onda feliz, porque tem tido ao longo dos últimos tempos magníficas notícias das suas e dos seus melhores nas mais diversas modalidades desportivas. E na área do desporto temos aqui duas modalidades com muito apreço por parte dos portugueses e quero reconhecer o mérito de todos os atletas e dirigentes que construíram o caminho para os sucessos de hoje, que se devem à persistência, ao talento, mas também a muito trabalho. Queria agradecer-vos, em nome de todos os portugueses e de todas as portuguesas, o contributo para o alto prestígio de Portugal lá fora e cá dentro.”

Os atletas portugueses que vão participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, liderados por  José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico, também foram recebidos em Belém por Marcelo e pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

O presidente do executivo referiu que “esta semana tem sido muito auspiciosa para o desporto nacional com grandes resultados a nível europeu. Há, pois, bons auspícios para esta cerimónia de despedida e boa sorte para os que nos vão representar nos Jogos Olímpicos, o maior evento desportivo mundial”.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “é uma ocasião única na vossa vida e na de todos nós. Convosco vai uma parte da alma portuguesa, um pouco de nós vai convosco”, informando que irá estar presente na abertura do jogos.

Os Jogos Olímpicos de 2016 realizam-se no Rio de Janeiro, estando a cerimónia de abertura marcada para 5 de agosto, no Estádio do Maracanã.