Inaugurada nova exposição em piso renovado do Museu Nacional de Arte Antiga


A nova exposição permanente de pintura e escultura portuguesas foi inaugurada ontem, quinta-feira, no terceiro piso do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), após seis meses de obras de renovação.

Das peças expostas faz parte o quadro “A  Adoração dos Magos”, do pintor Domingos António Sequeira (1768-1837) , comprado com fundos angariados numa campanha pública com o título “Vamos colocar o Sequeira no lugar certo” e que atingiu um total de 745.623,40 euros, valor superior aos 600 mil euros necessários para a aquisição da obra.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi uma das personalidades públicas que contribuiu para a campanha, tendo estado presente na cerimónia de inauguração da nova ala do MNAA, o qual considerou o “grande museu da arte portuguesa, o primeiro museu de Portugal” e voltando a defender “a atribuição de um estatuto jurídico ao MNAA que lhe permita aumentar paulatinamente a sua capacidade de atrair mecenas e de realizar parcerias”.

O chefe de Estado considerou o novo espaço, onde se encontram os famosos painéis de São Vicente, “esmagador”, designando-o de “sétimo céu da pintura e da escultura portuguesas” e de “ joia da coroa da museologia portuguesa”.

Até dia 16, sábado, entre as 18 e as 23 horas, a entrada na galeria é gratuita e haverá música no átrio, com o coro do Teatro Nacional de São Carlos, três solistas de violoncelo, oboé e flauta, e a Orquestra Sinfónica e Juvenil.