Barco inclusivo BIP ZIP lançado ao Tejo

O barco, construído por jovens e adultos com paralisia cerebral, foi lançado à àgua hoje, sexta-feira, na Doca de Alcântara, oferecendo às crianças de Lisboa a experiência de velejar no Tejo.

Batizado de Bip Zip (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária) em nome do projeto que permitiu a sua construção, a embarcação proporcionou aos nela envolvidos uma experiência de formação e integração.

O projeto, que está a conquistar concelhos à volta de Lisboa, como Almada, juntou o Clube Náutico Boa Esperança a instituições como o Centro de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian e o GIRA – Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa e as embarcações, alvo de interesse por parte de compradores internacionais, vão servir para dar aulas de vela, gratuitas, a crianças.

O programa de parcerias locais BIP ZIP para além das diversas marcas que já lançou tem também sido fator da criação de emprego, pelo que os responsáveis europeus pelas «cidades do futuro» querem saber quais as características que garantem os resultados obtidos por este programa do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido realizadas visitas de delegações internacionais aos territórios BIP ZIP e feitos  convites por redes europeias para tomarem contacto com este modelo.

O lançamento do barco BIP ZIP contou com a presença de representantes das instituições envolvidas e da vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques.