Marisa Monte e Carminho esgotam concerto de encerramento do EDP CoolJazz 2016


Cerca de 6 mil pessoas estiveram presentes no último concerto da 13ª edição do EDP CoolJazz e que teve a cantora Marisa Monte e a fadista Carminho como cabeças de cartaz, tendo o smooth jazz de Ana Gomes dado início à noite.

O concerto “Marisa Monte convida Carminho”, um dos mais aguardados do festival, começou com temas de Marisa como “Infinito particular”, “Maria de Verdade” e “Beija Eu”. Após a sétima música, entra em palco Carminho para cantar, em dueto, “Chuva no Mar”, música de Marisa Monte incluída no último álbum da fadista, Canto.

“Vilarejo”, “Argonautas” e “Saudades do Brasil em Portugal”, de Vinicius de Moraes, também fizeram parte da atuação cúmplice que terminou com ambas a cantar “O Vira” e com Marisa Monte a confessar que “é apaixonada por música portuguesa” e que uma das músicas da sua infância é “O Vira” do grupo Secos e Molhados, do qual Ney Matogrosso fez parte nos anos 70.

Apesar do frio que se fazia sentir, o público batia palmas e, com os êxitos bem conhecidos que Marisa Monte escolheu para os dois encores, como “Amor I Love you”, “Passe em casa” e “Velha Infância”, foram muitos os que se levantaram das cadeiras e decidiram ir dançar para a frente do palco.

Marisa Monte e Carminho, que se conheceram em 2013 no Brasil, repetiram “O Vira” e terminaram a edição de 2016 do EDP CoolJazz.

Ana Gomes, na primeira parte da noite, interpretou temas do seu álbum de smooth jazz Balanço, com letras de Tozé Brito , chamado ao palco pela cantora, em forma de tributo.

A 13ª edição do EDP CoolJazz contou com cerca de 35 mil pessoas ao longo das oito noites de concertos e, segundo a organização, “esta edição voltou a ser um sucesso e reforçou novamente que continuamos a fazer a escolha certa dos artistas para um festival que se diferencia pela perfeita relação da música com a natureza”.

Realizado pela primeira vez em 2004, o Cooljazz já produziu, até agora, mais de 130 concertos, para 275 mil espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.