Milhares de pessoas disseram adeus aos maiores veleiros do Mundo – Fotogaleria


A cidade de Lisboa despediu-se, na passada segunda-feira, dia 25, dos maiores veleiros do mundo, que durante quatro dias, 22 a 25 de Julho, estiveram atracados no Passeio dos 7 Mares, em Santa Apolónia, e disponíveis para receber todas as pessoas para as visitas.

Foram 51 as embarcações presentes na edição deste ano da The Tall Ships Races e durante os últimos quatro dias, estas embarcações abriram as suas portas ao público e mostraram como é a vida a bordo de um grande veleiro.

Neste dia da partida os veleiros desatracaram do cais por volta das 13 horas e aguardaram nas águas do rio Tejo a sua hora da partida para o desfile náutico. Pelas 15 horas os veleiros já alinhavam junto à Ponte 25 de Abril e lá partiram em direcção a Espanha.

Foram dezenas de embarcações que acompanharam os veleiros pelo rio abaixo e em terra milhares de pessoas disseram adeus a estes Gigantes do Mar. Toda a zona de Belém, entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, foi das mais concorridas para acompanhar o desfile náutico pelo Rio Tejo, que assinala a largada dos grandes veleiros rumo ao próximo porto.

Foi um grande evento para a cidade de Lisboa, o qual contou com a participação de cerca de 500 jovens, os quais participaram numa das etapas da regata a bordo dos veleiros, simbolizando a ligação dos portugueses ao mar.

Esta prova conta com quatro portos, sendo percorridas cerca de 2.000 milhas náuticas, numa missão de promover o treino de mar e vela junto dos jovens de todo o mundo. Para participar é preciso ter um “tall ship” que é considerado um barco monocasco de comprimento de linha d’água superior a 9,14m, tendo estes grandes Veleiros sido classificados em várias categorias, dependendo do seu Comprimento Total (LOA), do Comprimento de Linha d´água (LWL) e do equipamento de Vela.

Na comemoração dos 60 anos da Tall Ships Races, que se realizou pela primeira vez entre Torbay, no Reino Unido, e Lisboa, o evento voltou a registar a presença de milhares de pessoas e contribuiu para aproximar os portugueses do mar.

A próxima paragem do Tall Ships Races será feita no sul de Espanha, no porto de Cádiz, onde irão permanecer também durante quatro dias, para a segunda etapa da regata, que termina a 14 de agosto, na Corunha.

Este evento é considerado o maior festival náutico gratuito da Europa e a maior aventura dos 7 Mares.