Viagem Medieval: “Este projeto dignificou tremendamente o legado de 20 anos de história”


Ainda agora terminou a 20ª edição da Viagem Medieval e já deixa saudades. Quem o diz são os milhares de visitantes que passaram por Santa Maria da Feira entre 27 de julho e 7 de agosto, num ano que ultrapassou os números das edições anteriores.

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal, em declarações à organização, destaca que este é “o evento que marca a agenda de Portugal, é o evento da primeira quinzena de agosto e, a meu ver, com toda a justiça”.

Para Paulo Sérgio Pais, diretor geral da empresa municipal Feira Viva, um dos fatores principais do sucesso é “a inovação todos os anos e acredito que este ano subimos mais um degrau no nível cultural que se pretende desta Viagem” e Joaquim Tavares, presidente da Federação das Coletividades do concelho de Santa Maria da Feira, defende que “”é sobretudo o território que sai daqui com uma alma muito maior e muito mais forte”.

Aos pequenos infantes nascidos durante a Viagem Medieval, título que recebem os bebés nascidos em Santa Maria da Feira durante a iniciativa, Emídio Sousa deixa um recado: “eles são a continuidade da Portugalidade deste ser português no nosso país. Contamos com eles!”

Em 2017, será a vez do reinado de D. Afonso IV, “o Bravo”, e, nas palavras de Paulo Pais, existirão “novos conteúdos, novas áreas temáticas e sempre com o desafio de querer mais porque os feirenses o merecem, assim como todos os visitantes”.