“Lisboa na Rua” proporciona bons finais de tarde de verão ao ar livre.


A decorrer desde o passado dia 25 de agosto o “Lisboa na Rua” tem proporcionado aos lisboetas assistir de forma livre e gratuita a espetáculos que normalmente não se passam na rua.

As bandas de jazz de várias proveniências têm sido um dos pontos altos do evento. Com a designação “The Art of the Big Band” o ciclo começou com a ORQUESTRA DE JAZZ DO HOT CLUB DE PORTUGAL que apresentou música do compositor António Pinho Vargas, figura incontornável do jazz e da música contemporânea portuguesa.

O conceito não foi pegar em oito temas escolhidos e instrumentá-los para orquestra, mas sim, tê-los como base e daí criar algo novo, sem contudo comprometer as composições originais.

Seguiu-se a ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE, nascida em 2004, na edição do Festival Lagos Jazz. Foi um concerto pleno de standards do jazz como Summertime ou A Foggy Day, pontuado por ritmos de salsa como em El Caborojeno, e até ritmos funk. Compositores como George Gershwin, Bob Mintzer ou Maynard Ferguson fizeram  parte de um repertório pleno de sonoridades quentes e ritmos enérgicos, aos quais se juntou a cantora Maria Anadon.

O ciclo será encerrado a 22 de setembro, na Ribeira das Naus às 19 horas,  com a ORQUESTRA JAZZ DE LEIRIA .

O “Lisboa na Rua” terminará no próximo dia 1 de outubro, sendo de destacar a apresentação integral das sinfonias de Beethoven, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa  e que acontecerá nos quatro últimos dias na Praça do Comércio.

Para se manter informado sobre a programação poderá consultar a página do evento no Facebook ou no site oficial.