Oeiras faz vindima com recreação histórica.


Uma recriação histórica das vindimas no séc. XVIII marcou o encerramento da vindima da uva do Vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”

Decorreu ontem, dia 21, na Ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras, a tradicional Festa da Vindima. Foi o epílogo da vindima da uva do Vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, a qual, este ano, teve como grande novidade uma recriação histórica das vindimas no séc. XVIII.

A apanha da uva foi feita pelo povo (figurantes trajados à época), havendo as aguadeiras a distribuir água em bilhas de barro. A uva depois, em carroça puxada por uma parelha de cavalos, foi encaminhada para a adega do Casal da Manteiga, onde foi feita a pisa da uva numa selha de madeira.

O evento que foi aberto ao público registou forte adesão da população, sendo de registar o elevado número de crianças provenientes de escolas do Concelho.

Para os menos avisados poderá parecer estranho falarmos de vindima em Oeiras, mas o certo é que a Camara Municipal de Oeiras assumiu este projeto vinícola, mantendo Oeiras como a mais pequena região vinícola portuguesa. O vinho produzido é um vinho generoso único de grande prestigio nacional e internacionalmente desde o século XVIII, tendo a classificação DOC – Denominação de Origem Controlada –.