Presépio de Rua com figuras em tamanho real regressa à vila medieval de Monsaraz


A vila medieval de Monsaraz vai celebrar o Natal entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro com o tradicional Presépio de Rua com figuras em tamanho real, mostra de artesanato e de produtos regionais, animação de rua, atividades para as crianças e teatro de marionetas, Cante ao Menino e Cante aos Reis. “Monsaraz do Natal aos Reis” reúne um conjunto de iniciativas que têm como objetivo animar a vila medieval e receber os milhares de turistas que visitam Monsaraz durante a quadra natalícia.

O Presépio de Rua vai ser inaugurado no dia 1 de dezembro, às 19h, junto à Porta da Vila, com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. Este projeto concebido há 17 anos pela escultora Teresa Martins apresenta 46 figuras em tamanho real dispersas pelas ruas da vila medieval.

As esculturas produzidas pela artista estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite, propondo um passeio agradável pelas ruas de Monsaraz. Quem visitar a vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Largo do Castelo.

“Monsaraz do Natal aos Reis” propõe no dia 3 de dezembro, entre as 11h e as 16h, diversas atuações da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense pelas ruas da vila, e no dia 10 de dezembro, no mesmo horário, uma iniciativa semelhante com a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. No dia 16 de dezembro, às 11h, na Torre de Menagem, será apresentado o teatro de marionetas “João Pateta no Natal”, pela companhia Maurioneta, espetáculo que será repetido no mesmo local no dia de Natal, 25 de dezembro, às 15h.

No dia 17 de dezembro, pelas 17h, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, haverá Cante ao Menino, com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, o poeta Manuel Sérgio e o guitarrista José Farinha. A fechar a programação de Natal, no dia 6 de janeiro, pelas 19h, as ruas da vila medieval recebem o Cante aos Reis com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Durante o “Monsaraz do Natal aos Reis”, a partir das 14h, haverá sempre animação de rua e atividades para as crianças, assim como uma mostra de artesanato e de produtos regionais.

 

Presépios de rua nas localidades da Freguesia de Corval e da União das Freguesias de Campo e Campinho

Entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro, o Natal vai ser também celebrado com presépios de rua nas localidades que integram a Freguesia de Corval, nomeadamente em São Pedro do Corval, Santo António do Baldio e Carrapatelo. No dia 1 de dezembro, às 18h, no Bairro 25 de Abril, vai ser inaugurado o Presépio de Rua em São Pedro do Corval, e meia hora mais tarde, na Casa do Barro, será apresentada uma exposição de presépios.

No dia 13 de dezembro, pelas 10h30, haverá teatro com fantoches no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Rosário, espetáculo que será repetido no dia 16 de dezembro, às 14h30, na Casa do Barro, para os alunos das escolas de São Pedro do Corval. No dia 18 de dezembro, a partir das 10h, realiza-se a Caminhada de Natal Solidária, iniciativa em que cada inscrição será efetuada através da oferta de um bem alimentar que reverterá para os lares da Freguesia de Corval.

A Banda Juvenil e o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense vão atuar às 14h no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Rosário e às 16h na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio. Também nesta associação, às 14h, haverá teatro com fantoches.

 

Nas localidades de São Marcos do Campo, Campinho e Cumeada serão expostos presépios com a Sagrada Família entre os dias 9 de dezembro e 6 de janeiro.