DOUBLE EXPOSURE GRÉMIO LITERARIO CHIADO

Dupla-Exposição é o nome da exposição de fotografia de Francisco Huguenin Uhlfelder, organizada pelo Grémio Literário

DOUBLE EXPOSURE  apresenta novas fotografias de Francisco Huguenin Uhlfelder – fotografias com dupla-exposição, onde o negativo fotográfico não avança na câmera e duas imagens são sobrepostas no mesmo fotograma. Ao assumir duas imagens num mesmo fotograma FHU cria, sem interferência digital, uma outra imagem.

Segundo Paulo José Miranda ,”com estas fotos de exposição dupla, Francisco Uhlfelder não recupera somente a origem da fotografia, os truques das primeiras máquinas, recupera também um conceito importante em arte: o mistério.

A arte nasce precisamente de não se saber o que nos acontece, de não sabermos o que estamos a ver, se o que vemos é real ou uma ilusão dos sentidos.

É na falha humana, entre o que se sabe e o que não se sabe, que a arte aparece.

E não é apenas o fotógrafo que, no momento de conceção da fotografia, não sabe o que vai acontecer, nós observadores também não sabemos o que estamos a ver, depois da revelação, na exposição.

E esta é a nossa condição humana na vida, a de não sabermos bem o que estamos a ver ou o que nos está a acontecer; a de não termos o domínio sobre nós e sobre as coisas.

Isto é-nos mostrado de modo belo e privilegiado nesta exposição.”,

A exposição estará patente, até ao dia 7 de Dezembro, podendo ser visitada no horário de expediente do Grémio Literário, em Lisboa.