RUI MASSENA – O MENINO TRAVESSO DA “MODERN CLASSICAL” SUBIU AO PALCO DO COLISEU PARA APRESENTAR “ENSEMBLE”


Foi uma sala já preparada para os circos da época natalícia que acolheu este nosso popular maestro, compositor e também pianista, cujos álbuns vendem como se de uma Estrela Pop se tratasse. Não nos podemos esquecer que este disco rapidamente atingiu o 1º. Lugar do Top de vendas nacional.

Entrou, com ar de menino travesso, que nos vem mostrar as ‘habilidades’ que sabe fazer. E que ‘habilidades’! Acompanhado da sua orquestra de cordas, a música começou a fluir e a encher de magia o ambiente a que um espetacular jogo de luzes não foi indiferente.

Após ter tocado com a orquestra, Rui Massena, apenas com o seu piano, brindou-nos com alguns temas do seu disco “Solo” editado em 2015. “Fé” e “Flocos” foram alguns deles e surpreendeu-nos quando num piano minúsculo que segundo ele, roubou aos seus dois filhos, tocou magistralmente “ Caminhar” .

A Orquestra voltou e já na reta final do concerto, pudemos encher a alma com os temas, “Meditação”, “Renascer” e “Estrada” .

Nos olhos de Rui Massena, podia-se ver o brilho de satisfação e de alegria, ao ver que sua musica tinha chegado ao coração de todo aquele público que ali se tinha deslocado para o ver. 

A sua missão estava terminada, mas o público queria mais, e voltaram ao palco para em conjunto com os elementos da banda, cantarem um tema a capela, que depois transportaram para os instrumentos. Sublime!

Finalizou com a apresentação de todos os elementos da orquestra e mais uma vez, sozinho ao piano nos deslumbrou com mais um dos seus temas mais conhecidos.

Podemos dizer que foi um dos concertos do ano! Imperdível!

Recordamos que “Ensemble” foi gravado no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, vila musa inspiradora de Rui Massena, na composição dos 13 temas que compõem este álbum.

Neste trabalho sente-se a mesma tranquilidade com que nos habituou em “Solo” , o seu primeiro disco de originais, em que apenas com o piano por companhia, nos transportou para um universo de melodias fascinantes, dando-nos a conhecer uma notável faceta de compositor.