Passeio Marítimo de Oeiras – inaugurado o novo troço


O troço do passeio marítimo que faz a ligação da Baía dos Golfinhos, em Caxias, à praia da Cruz Quebrada, com uma extensão com 1990 metros, foi inaugurado no passado sábado, dia 28 de janeiro.

Somando esta extensão agora concluída aos 3850m anteriormente existentes, entre Oeiras e Paço de Arcos, o concelho passa a ter um total de 5840km de passeio marítimo. O objetivo será ligar toda a costa, de Oeiras a Algés e desta forma fazer a ligação de  “Oeiras a Lisboa e ligar Oeiras a Cascais por forma a termos não só os 10 quilómetros de Oeiras, mas também os muitos quilómetros de Lisboa e os muitos quilómetros de Cascais ligados, todos entre si, para que as pessoas possam disfrutar e usufruir”, como Paulo Vistas – Presidente da Câmara Municipal de Oeiras – fez questão de referir na inauguração.

Este novo troço tem características diferentes dos anteriores, já que tem uma largura mínima de 7,5m, sendo 2,5m destinados a ciclovia e os restantes 5m a circulação pedonal.

Os principais objetivos estabelecidos para este novo troço foram a criação de novos espaços e percursos de lazer na orla litoral do concelho, dinamizar a praça do Forte de S. Bruno, aumentar a rede ciclável e criar mais condições para promoção da atividade física e desportiva que permitam um estilo de vida saudável.

A sua construção, que veio permitir a continuidade da fruição da frente marginal por parte da população, faz com que Paulo Vistas tenha ‘ido mais além’ tendo anunciado que “já está também a ser feito o projeto de ligação dos passeios ribeirinhos através das 5 principais linhas de água á orla marítima e passeio marítimo. Vamos começar pelo rio Jamor para que as pessoas possam disfrutar e usufruir desta magnifica paisagem.”