Novo Insignia Country Tourer com estreia agendada para o Salão de Frankfurt

A Opel divulgou as primeiras imagens daquela que será a versão mais ‘aventureira’ do seu topo de gama, dotada de um sofisticado sistema de tração às quatro rodas e aparência inspirada no todo-o-terreno. A estreia está agendada para o Salão de Frankfurt, em setembro, e a chegada aos mercados ocorrerá logo a seguir. O novo Insignia Country Tourer destina-se a adeptos de desportos e do contacto com a natureza, que não dispensam uma afirmação de elegância, qualidade e tecnologia.

A variante Country Tourer do topo de gama da Opel possui as mesmas qualidades do Grand Sport e do Sports Tourer as quais foram apresentadas em março no Salão de Genebra. Criada com base na carroçaria ‘station wagon’, oferece muito espaço e menos peso por comparação com a anterior geração, graças a uma nova arquitetura. Fazendo jus à condição de topo de gama, o novo Insignia Country Tourer está equipado com tecnologia avançada que garante máximos níveis de conforto e de segurança. Contudo, apesar da sofisticação, está apetrechado para fazer frente a caminhos fora de estrada alcatroada, exibindo, com charme inegável, pormenores que conferem robustez adicional como as diferentes proteções de carroçaria a toda a volta. A Opel proporciona graus de personalização ainda superiores graças ao programa Opel Exclusive, prevendo, nomeadamente, a escolha ilimitada de cores de carroçaria.

A escolha alargada existe igualmente em matéria de motorizações. Aliás, o Country Tourer fará a estreia de um novo motor topo de gama na linha de opções Diesel. Os sistemas de transmissão contam, naturalmente, com a opção da avançada tração integral com vetorização de binário e da nova caixa automática de oito velocidades que já haviam sido anunciadas para as variantes Grand Sport e Sports Tourer. Na ótica da versatilidade, uma diferença a favor do Insignia Country Tourer é a altura ao solo aumentada em 20 milímetros, que, a par do sistema de tração às quatro rodas, permite enfrentar estradões de terra com particular à vontade. A transmissão do novo Country Tourer, com vetorização de binário, surge como a solução mais avançada neste segmento de mercado. Em vez de um diferencial traseiro tradicional, o sistema apresenta duas embraiagens multidiscos controladas eletricamente, uma para cada lado, que permitem variar de forma independente a transmissão de potência a cada roda, de acordo com a dinâmica do veículo e com as condições da estrada. Por exemplo, para contrariar a subviragem em curvas apertadas efetuadas a velocidades mais elevadas, o sistema reage a comandos como o acelerador e a direção para enviar mais binário para a roda traseira exterior. Este tipo de ajustamentos sucedem-se sem intervenção do condutor, em frações de segundo. A função primeira é assegurar a máxima estabilidade do automóvel. Mas, mais do que isso, o Insignia curva com maior precisão e responde de forma mais efetiva às solicitações do condutor. O resultado é um comportamento dinâmico mais neutro, tornando o automóvel mais estável e direcionável, seja qual for a situação.

Também a suspensão FlexRide dá um contributo importante no que diz respeito a estabilidade e a conforto. O sistema atua em tempo real na pressão dos amortecedores ajustando-a automaticamente de acordo com informações que recebe de múltiplos sensores. O condutor pode selecionar os modos de funcionamento ‘Tour’ e ‘Sport’, regulados para obter mais conforto ou uma dinâmica mais apurada, respetivamente. O ‘software’ do novo módulo central de comando do sistema adaptativo do chassis é a chave da atuação de todo o conjunto, conseguindo até reagir a mudanças de estilo de condução.

O novo Insignia Country Tourer possui proteções adicionais nos para-choques dianteiro e traseiro, bem como aplicações de plástico nos arcos das rodas e nas embaladeiras. Os ‘designers’ conferiram ao novo modelo uma aparência mais robusta sem perder de vista a elegância e a sofisticação das linhas esguias.

Outras características essenciais do Country Tourer são a versatilidade e facilidade de utilização. A tampa da mala pode ter comando elétrico, acionado – na abertura e no fecho – com um simples movimento do pé junto do para-choques (a localização exata do sensor é mostrada por uma silhueta projetada no chão). A bagageira oferece capacidade máxima de 1665 litros, mais 130 litros que a mesma variante do modelo anterior, graças, entre outros, ao sistema de rebatimento 40/20/40 dos bancos traseiros – com comando a partir da entrada – que oferece maior número de configurações do compartimento.

Tal como o Grand Sport e o Sports Tourer, o Country Tourer está equipado com numerosos sistemas avançados de segurança e conforto, onde se contam igualmente os faróis de matriz de LED IntelliLux, cada um formado agora por 16 elementos de LED. A nova geração Insignia disponibiliza ainda ‘head up display’ de projeção no para-brisas, câmara 360 graus de ajuda nas manobras, programador de velocidade adaptativo com travagem automática de emergência e câmara dianteira com sistema de manutenção de faixa de rodagem com correção automática de direção. Também no topo do que existe neste segmento estão os sistemas de informação e entretenimento IntelliLink, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, bem como o sistema de assistência em viagem e em emergência Opel OnStar. Além de múltiplos serviços que podem envolver a intervenção de assistentes baseados no centro de operações do OnStar, este sistema faculta a ligação à Internet 4G LTE até sete dispositivos.