As Hogueras de San Joan finalizam os preparativos da sua presença em Lisboa

Na próxima semana Lisboa irá acolher, o projeto “Lisbocante”, uma ação de divulgação original e única que pretende dar a conhecer no nosso país a riqueza cultural e festiva das Hogueras de San Joan.

O Deputado do Turismo de la Diputación de Alicante, Eduardo Dólon, esteve hoje em Lisboa para apresentar, em conferência de imprensa,  o calendário de atividades previstas para esta iniciativa que envolve várias ações de rua como desfiles, degustação de produtos e a implementação de uma hoguera, uma escultura de grandes dimensões elaborada empasta de papel. . 

Durante a sua intervenção, o deputado aproveitou também para destacar a excelente parceira público-privada que envolve este projeto, desenvolvido em conjunto pelo Patronato da Costa Blanca, pela Câmara Municipal de Alicante e pela Federação de Fogueres, juntamente com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que cedeu espaços públicos na cidade para receber e promover o evento.

Neste sentido, Dólon explicou que “a instituição portuguesa colocou à nossa disposição várias plataformas multimédia no metropolitano da cidade, assim como um circuito de 37 mupis publicitários distribuídos pelas principais artérias comerciais. Além disso, foi-nos oferecido espaços de transmissão gratuita e spots publicitários na televisão e rádio municipal, assegurando ainda a divulgação do projeto através do site e das redes sociais do município.”

Com o objetivo de reforçar a projeção de “Lisbocante” na capital portuguesa, o Patronato Provincial desenvolve também a partir de amanhã uma campanha promocional em rádio e online. “A nossa intenção é transmitir a todos os portugueses a exuberância e o carisma das Hogueras de San Joan e ainda convidá-los a participar neste grande evento de divulgação das festas, que acontecem durante a próxima semana na capital portuguesa”, esclareceu o deputado.

Nesta conferência de imprensa participou também a Conselheira para o Turismo e Praias de Alicante, Eva Montesinos, que destacou a ligação que existe entre as duas cidades através das semelhanças culturais, os negócios partilhados, a ligação à prova Volvo Ocean Race e a ainda a nova linha área da TAP que irá ligar Lisboa a Alicante a partir de 10 de junho. Todos estes fatores fazem de Alicante um destino a descobrir. “Preparamos um programa que condensa em poucos dias a nossa identidade cultural, social, festiva e gastronómica”, afirma Montesinos. 

À parte da conferência de imprensa, os representantes de Alicante estiveram reunidos com representantes da Câmara da Municipal de Lisboa, no sentido de reforçar os esforços realizados para o sucesso do projeto. 

Finalmente, Dólon e Montesinhos estiveram ainda numa sessão de trabalho com a diretora do OET, Oficina Espanhola de Turismo de Lisboa, Natalia Briales. 

 

Atividades em Lisboa

 

O calendário das atividades tem início na próxima quinta feira, dia 27 de abril, com a construção de uma hoguera de oito metros em pleno coração de Lisboa, na Praça Dom Pedro IV, onde será também instalado um Posto de Turismo temporário com o objetivo de informar todos os visitantes acerca desta e de outras festas tradicionais de Alicante.

O dia seguinte, sexta feira, será dedicado ao B2B, com uma sessão que contará com a participação de operadores turísticos, agências de viagens e outras empresas do setor que irão reunir-se para trocar ideias e concretizar novas oportunidades de negócio. Na tarde deste dia, com a chegada oficial da delegação de Alicante, terá lugar a receção pelas autoridades na Câmara Municipal de Lisboa e, mais tarde, realizar-se-á a cerimónia de boas vindas às candidatas do concurso Belle del Foc 2017.

No sábado, 29 de abril, terão lugar os desfiles de foliões alicantinos pelas ruas de Lisboa, acompanhados por músicos tradicionais, a que se segue uma degustação gratuita de arroz alicantino, dando oportunidade aos visitantes de provar os sabores típicos da Costa Blanca ao mesmo tempo que entram em contato com as suas festividades tradicionais. 

A campanha “Lisbocante” termina domingo, dia 30 de abril.