CITROËN E LE COQ SPORTIF: CRIATIVIDADE CONJUNTA NO 70º ANIVERSÁRIO DO TYPE H


A Citroën e a Le Coq Sportif mostraram o resultado de uma fantástica colaboração entre estas duas

ousadas e criativas marcas francesas. Para comemorar o 70º aniversário do histórico comercial Type

H, as duas empresas conjugaram esforços na personalização, com as cores da Le Coq Sportif de um

Type H original e de uma unidade do novo Jumpy.

É o resultado de um processo natural realizado por duas marcas francesas que colocam o acento tónico na criação de produtos de elevada qualidade, modernos e tecnicamente avançados, que também se afirmam como populares no melhor sentido do termo, ou seja, no seu contacto com as pessoas, inspirando-as no seu quotidiano. Ambas as marcas estavam ansiosas por festejar o aniversário do icónico Type H e vinculá-lo ao seu digno sucessor, o Citroën Jumpy, um furgão reconhecido pelo seu estilo, conforto e conteúdos práticos. Inigualáveis , ambos foram projetados como oficinas móveis para bicicletas e irão marcar presença em eventos que a Le Coq Sportif venha a realizar ao longo do ano.

01. UMA COLABORAÇÃO NATURAL ENTRE DUAS MARCAS FRANCESAS ICÓNICAS

A Citroën elegeu o Salão de Veículos Comerciais de Birmingham, em Inglaterra, para efetuar a Estreia Mundial de duas viaturas – uma realizada com base no seu Type H e outra sobre o novo Jumpy – dois furgões que fazem uma ligação histórica de 70 anos, ilustrando a proeminência da Citroën no segmento dos Veículos Comerciais Ligeiros. Estes dois conceitos distintos são o resultado de um extenso trabalho de personalização interior e exterior para apresentação da marca Le Coq Sportif e representam uma abordagem de design para oficinas móveis para bicicletas, combinando beleza e funcionalidade:

– o Type H, evocando a autenticidade e nostalgia, com recurso a materiais calorosos;

– o Jumpy, projetando um espírito elegante e moderno, com a sua simplicidade em tons de branco.

Os dois show cars jogam com o contraste entre áreas reluzentes a branco e secções em azul e vermelho. Azul, branco e vermelho, são as três cores que sublinham, de um modo delicioso, a associação entre estas duas marcas francesas icónicas, demonstrando todo o seu savoir-faire baseado na criatividade e na inovação e proporcionando produtos de elevada qualidade, modernos e distintivos. Esta colaboração suportada por valores partilhados por ambas as empresas é, também, uma alusão à presença do Type H na frota de publicidade da marca Le Coq Sportif.

Há 5 anos, no seu regresso às estradas francesas, integrada na caravana do maior evento de ciclismo nacional, a Le Coq Sportif recorreu à imagem de um Citroën Type H, um modelo icónico, cuja aparência e história estão gravadas no imaginário popular, encantando de igual modo jovens e menos jovens, sempre que surge a circular. Esta sensação alegre de simpatia e familiaridade, aspectos importantes no mundo do ciclismo, sublinha a participação da Le Coq Sportif nos eventos em que está presente. A marca pode, legitimamente, reivindicar-se como sendo popular, no melhor sentido do termo, pelo contacto que estabelece com as pessoas e com o seu estilo de vida diário, permitindo-lhes participar em eventos desportivos de uma forma elegante e casual com recurso a produtos de qualidade, confortáveis e distintos.

Estes são valores também valorizados pela Citroën, como ilustra a campanha de Marca “Citroën Inspired By You”. A Marca tem-se mostrado sempre interessada na relação das pessoas com o seu veículo. Incorporado no ADN da Citroën está o elemento humano, fator que sempre valorizou ao longo da sua longa história. Os seus veículos refletem sempre a sua época e foram projetados para pessoas que têm viaturas como parte integrante das suas vidas. Para a Citroën é importante ser uma marca popular, posicionada no coração do mercado, uma marca com um amplo apelo que se destaca pela sua identidade, modernidade, estilo, aspetos práticos e conforto inerentes aos seus produtos. Essa filosofia é partilhada com a Le Coq Sportif no mundo do desporto.

02. DUAS OFICINAS MÓVEIS QUE OSTENTAM AS CORES DE FRANÇA

O Type H e o Jumpy foram convertidos em oficinas móveis de manutenção de bicicletas, mas também podem ser transformados em lojas de vestuário desportivo, se for esse o objectivo, numa piscadela de olho ao duplo caráter, simultaneamente atraente e funcional de ambas as marcas. Os Centros de Estilo da Citroën e da Le Coq Sportif conjugaram a sua energia criativa e savoir-faire no desenvolvimento dos dois furgões, ambos exibindo as cores da Le Coq Sportif, ostentando o logótipo em cada um dos lados.

A mesma abordagem foi tida em conta no design exterior de ambas as viaturas. Todas as secções da carroçaria, bem como as rodas e as barras de tejadilho para transporte de duas bicicletas (apenas no Jumpy) foram pintadas num branco luminoso, cor elegante que se vê, depois, animada com retângulos azuis e vermelhos, espalhados por todo o veículo como blocos coloridos, num esquema de cores lúdico, artístico, de inspiração Mondrian. Dando a ambas as viaturas um olhar fresco e enérgico, esta combinação azul/branco/vermelho também simboliza a ligação das duas marcas francesas que partilham o mesmo apego ao savoir-faire e elegância à francesa, simultaneamente alegre e desinibida.

Esta união é sublinhada com uma assinatura “Citroën X Le Coq Sportif” ao nível das portas no Jumpy e na extremidade frontal do Type H, surgindo ainda um logótipo “70ème Anniversaire” nas portas do modelo mais recente e no para-brisas do histórico furgão.

Os dois show cars assumem um espíritio diferenciado:

– O Type H aposta na autenticidade e nostalgia, resultando numa proposta quente e simples, alegre e confortável. Recorre a um revestimento em madeiras de cor clara, como a batipin, na zona de oficina e onde as ferramentas estão penduradas. No habitáculo, os bancos revestem-se a couro natural, em tom de chocolate, reforçando o prestígio do interior, jogando com o tema dos materiais naturais.

– O novo Jumpy assume a sua modernidade e requinte, com um trabalhado em preto que contrasta com os bancos em couro branco, com pespontos em vermelho, branco e azul.

Esses dois modelos são apresentados através de um vídeo, resultante de uma filmagem rodada nos velódromos de CREPS (Bourges) e de Raymon Poulidor (perto de Limoges), bem como na fábrica da Le Coq Sportif em Romilly-Sur-Seine. Este local de produção icónico, berço da Le Coq Sportif há mais de 130 anos e ao qual a marca resolveu regressar em 2010, exibe a audácia arquitetónica e o savoir-fairefranceses, envolvendo estas duas viaturas numa atmosfera excepcional. Veja-o aqui.

Após esta Estreia Mundial, estas duas carrinhas serão utilizadas em eventos de comunicação da Le Coq Sportif, desde exposições ligadas ao ciclismo, a inauguração de novos pontos de venda, ou em corners da marca, tudo com retransmissão nas redes sociais através das hashtags #CitroënJumpy e #LeCoqSportif.

 

O TYPE H EM RESUMO      

Ano de lançamento: 1948

Produção: de 1948 a 1981

Volume produzido: 473.289 unidades

Comprimento: 4,28 metros

Tipo: Furgão

Número de portas: 4

Número de lugares: 2

Inovação: foi o primeiro furgão de produção em massa com tracção à frente

Motor: 1911 cm3, 52 cv às 4000 rpm, com 101 km/h de velocidade máxima

 

O NOVO JUMPY EM RESUMO

– Uma arquitetura adaptada a todas as necessidades, fruto dos 6,6 m3 de volume útil, dos 1400 kg de carga e dos 2500 kg de peso rebocável.

– 3 comprimentos disponíveis, incluindo uma original, compacta e prática versão XS, com apenas 4,60 metros

– Altura de apenas 1,90 metros, permitindo o acesso a parques de estacionamento

Best-in-class nos consumos graças à sua nova plataforma (adaptada pela EMP2) e motores BlueHDi

– Modularidade excepcional para o segmento graças ao sistema Moduwork

– Portas laterais deslizantes em modo mãos-livres

– Excelente conforto na estrada

– Tecnologias que tornam a vida mais fácil (Top Rear Vision, head up display a cores, CITROËN Connect Nav)

– Tecnologias de segurança mais evoluídas (Cruise Control Adaptativo, Reconhecimento e Recomendação de Limites de Velocidade, Alerta do Condutor e Alerta Activo de Travagem)

– Inúmeras possibilidades de conversão para ir ao encontro das necessidades das diferentes actividades, como por exemplo, a conversão em 4WD, sistema projetado e produzido pela Automobiles Dangel.